segunda-feira, dezembro 07, 2015

GABINETE DE DESENVOLVIMENTO RURAL: Município apresenta novo serviço ao dispor dos agricultores

Foi durante a palestra subordinada ao tema “Instalação de Pomar de Cerejeiras”, realizada no dia 27 de novembro, no Auditório Municipal, que o Presidente da Câmara Municipal de Resende, Garcez Trindade, apresentou o novo Gabinete de Desenvolvimento Rural, que já se encontra ao serviço de todos os agricultores do concelho.

Este Gabinete encontra-se instalado junto ao Parque de Estacionamento do Fórum Municipal, em Resende, e foi criado para dar apoio especializado no planeamento e execução de projetos de desenvolvimento rural e apoio técnico e científico aos agricultores do concelho nos tratamentos das patologias das árvores de fruto. O Gabinete está disponível, ainda, através dos seguintes contactos: email -gdrural@cm-resende.pt ou telemóvel 926566259.

Na sessão, Garcez Trindade, referiu que “a cereja de Resende é um produto endógeno do concelho conhecido em todo o território nacional. Temos uma marca e precisamos de a potenciar, aumentando a escala de produção e criando oportunidades para a instalação da indústria da transformação de cereja no concelho e a sua internacionalização. A autarquia disponibilizará todos os recursos que tem ao seu alcance para apoiar os agricultores na produção de cereja, de forma a conseguirmos potenciar a economia local”.  

A palestra “Instalação de Pomar de Cerejeiras”, dirigida por Joaquim Moreira e Ana Oliveira, da Direção Regional de Agricultura e Pescas do Norte (DRAP – Norte), abordou a escolha do local, a preparação do terreno, a fertilização de fundo, a seleção de porta-enxertos e a seleção de variedades.

Com esta iniciativa, o Município pretendeu contribuir para a transmissão de conhecimentos técnicos sobre a cultura de cereja, potenciando a sua correta instalação e gestão.