segunda-feira, novembro 23, 2015

Vaivém Oceanário chega a Resende

De 24 a 28 de novembro, o Vaivém Oceanário, projeto de Educação Ambiental em Movimento, vai “estacionar” no Museu Municipal de Resende. O Oceanário de Lisboa, através deste veículo itinerante, convida toda a população a participar em atividades lúdicas e educativas, de acesso gratuito, que exploram o novo mapa do território português, “Portugal é Mar”.

Os jovens “marinheiros” do ensino pré-escolar, 1 e 2º Ciclos, vão “mergulhar” por diferentes ecossistemas e descobrir a diversidade de espécies que habitam o território marinho nacional. Os alunos do 3º ciclo, Secundário e público em geral, vão “navegar” por atividades relacionadas com a literacia azul, explorando a multiplicidade de bens e serviços que os oceanos oferecem, bem como o valor que têm para o planeta e para nós.

Professores e educadores poderão participar, no dia 26 de novembro pelas 17h30, num workshop que dará a conhecer um Portugal mais “azul”. A formação visa dotar os profissionais da educação de ferramentas e conhecimentos relativos à literacia azul, que possam servir de complemento à programação do sistema educativo. Ao longo de toda a formação há uma forte aposta na valorização dos oceanos, enquanto fator de diferenciação e de construção de uma nova identidade nacional, voltada para a conservação dos ecossistemas marinhos. 

O Vaivém, um projeto financiado pelo Oceanário de Lisboa, viaja há uma década pelo país com a missão de sensibilizar a população para a conservação dos oceanos. Mais de 175 mil portugueses já participaram em atividades que exploram “um mar de oportunidades”.

O município de Vale de Cambra será o próximo “porto” a receber o Vaivém Oceanário, de 8 a 12 de Dezembro.

Programa
Escolas: 24 a 27 de novembro – 9h30 às 12h30 e 14h às 17h
Workshop para professores: 26 de novembro – 17h30
Público em geral: 28 novembro – 10h às 13h e 14h30 às 17h30
Informação para marcações :
As marcações dos grupos escolares e sessões para professores, devem ser efetuadas junto da Câmara Municipal de Resende
Tel:  254 240 930