sexta-feira, novembro 13, 2015

RESENDE NA REDE DE MUSEUS DO DOURO: Museu MUnicipal e Centros interpretativos integram Rede

O Museu Municipal de Resende e os Centros Interpretativos da Cereja, da Cerâmica e do Montemuro integram a Rede de Museus do Douro. Após a formalização e aprovação das candidaturas destes equipamentos à Rede, o Município de Resende passa a ter um destaque mais relevante na rota Cultural do Douro, elevando o seu valor sociocultural. 

A Rede de Museus do Douro – MuD é uma plataforma de interação entre as diversas instituições museológicas e paramuseológicas, agregadas na região do Douro, que se apoia na igualdade e cooperação entre os diversos membros para que juntos sejam mais fortes.

Esta Rede tem como principal objetivo agrupar as diferentes estruturas museológicas num projeto cultural comum, permitindo uma partilha de informação, de experiência e de novas perspetivas profissionais e científicas entre os museus e as entidades culturais a que pertencem.

Com esta iniciativa pretende-se dar voz à diversidade cultural inserida na região do Douro, cativando as populações através da divulgação sistemática das atividades num roteiro digital disponível na Rede. A Rede de Museus do Douro também prestará apoio técnico e realizará ações de formação aos seus membros no âmbito da museologia, conservação, educação para o desenvolvimento das diferenciadas funções museológicas.     

Atualmente, esta Rede reúne 27 membros de diferentes estruturas museológicas durienses, assumindo um papel ativo no desenvolvimento do eixo do Douro.



O Gabinete de Comunicação e Imagem da CM de Resende