sexta-feira, novembro 20, 2015

Anselmo Borges no Festival Literário de Fátima, que decorre de 18 a 22 de Novembro e homenageia vida e obra de Eduardo Lourenço

Organizado pela Junta de Freguesia de Fátima, "Tabula Rasa" decorre entre 18 e 22 de novembro e é a primeira grande atividade integrada no programa comemorativo da sociedade civil, para assinalar o centenário dos acontecimentos da Cova da Iria, em 2017.
Nesta edição de estreia, sob o tema "A Literatura e a Filosofia", o festival reúne em Fátima alguns dos principais escritores e pensadores da atualidade do mundo lusófono, nas áreas da cultura, da literatura e da filosofia.
Afonso Cruz, Richard Zimler, João Tordo, Anselmo Borges, Miguel Real, Ximenes Belo, Fernando Dacosta, Constança Marcondes César e Jorge Reis-Sá são alguns dos autores participantes no festival.
"Pensamos ter reunido um painel muito interessante e esperamos a adesão da população de Fátima e de outras pessoas interessadas em ouvir alguns destes convidados", disse à Lusa o diretor do festival, Eugénio Lucas.
A par das mesas-redondas, conferências e apresentações de livros, ao longo dos cinco dias da iniciativa haverá espaço para música, dança, fotografia, vídeo e atividades para o público infantojuvenil.
As diferentes ações realizam-se no Colégio de São Miguel, no Centro de Estudos de Fátima e no Hotel Santa Maria, uma escolha que, sublinha o diretor, obedeceu a uma intenção concreta.
"Dois dias do festival decorrem em colégios de Fátima, para conseguirmos uma proximidade maior com os estudantes. Todas as atividades são abertas à população em geral, mas importa colocar a comunidade estudantil em contacto com a literatura e filosofia, para perceberem que é muito importante discutir, ter opinião e discuti-la em público".
"Tabula Rasa" será bienal e, nesta primeira edição, destacará o pensador Eduardo Lourenço, a quem será entregue o Grande Prémio Vida e Obra, domingo, juntamente com os vencedores nas categorias de Literatura Infantojuvenil, Poesia, Ficção e Filosofia.