quinta-feira, novembro 19, 2015

Alunos do Externato D. Afonso Henriques na Comemoração do Dia Mundial de Diabetes, promovida pelo Centro Hospitalar de Tâmega e Sousa

Comemoração do Dia Mundial da Diabetes

Os alunos do curso de Ciências e Tecnologias da turma A do Externato D. Afonso Henriques participaram num concurso de posters, promovido pelo Centro Hospitalar do Tâmega e Sousa (CHTS), através do Núcleo da Diabetes, de forma a assinalar o Dia Mundial da Diabetes com diversas iniciativas que decorreram de 13 a 15 de novembro.
Para a elaboração dos posters os alunos desenvolveram um trabalho de pesquisa sobre os temas Alimentação e Diabetes, Tipos de Diabetes e Quais as consequências de não tratar a diabetes. O poster relacionado com as consequências de não tratar esta doença ficou em segundo lugar e, no dia 13 de novembro, os elementos do grupo premiado apresentaram-no no Auditório do Hospital Padre Américo, onde também estavam representadas as Escolas Secundárias de Paredes e Penafiel. Esta foi uma iniciativa conjunta com a Liga de Amigos do Hospital Padre Américo que pretendeu envolver ativamente os alunos na temática da diabetes. O trabalho selecionado foi premiado com uma máquina fotográfica digital.

Foi uma atividade muito enriquecedora, já que a Diabetes é uma doença “silenciosa” e, sendo a Diabetes Tipo 2, uma doença essencialmente de caráter comportamental, a intervenção pedagógica precoce torna-se importante na sensibilização para a mudança de estilos de vida como forma de prevenir e controlar a doença. Neste sentido, os alunos, como possíveis indutores de comportamento nos seus círculos de amigos e familiares, puderam ainda assistir a sessões práticas sobre Alimentação Saudável (Dra. Isabel Gomes - Nutricionista), Cuidados Podológicos no Pé Diabético (Dra. Alexandra Lopes – Podologista) e Retinopatia Diabética (Dr. Marco Vieira – Oftalmologista).