segunda-feira, setembro 14, 2015

Padre Germano Carlos Nunes Cardoso é o novo pároco de Miomães

No passado Domingo, dia 6 de setembro, deu entrada e tomou posse da paróquia de S. João de Miomães, o seu novo pároco, Pe. Germano Carlos Nunes Cardoso, que veio substituir o Pe. Joaquim Correia Duarte.

Depois de ter sido apresentado na capela de Santa Maria Madalena, de Caldas de Aregos, numa Eucaristia simples, mas solene e muito participada, chegou o novo pároco ao Largo do Senhor dos Aflitos, em Miomães, pelas 17 horas, onde era esperado pelo Conselho Pastoral, pelos Conselho para os Assuntos Económicos, pela Junta da União  de Freguesias de Miomães e Freigil, que o acolheu com uma bonito ramo de flores, pelo Grupo Coral Litúrgico e por toda a população da paróquia. Um menino do Grupo de Acólitos  proclamou então um texto de boas-vindas, saudando o senhor Pró-Vigário Geral, o novo pároco, o pároco anterior, os demais sacerdotes aí também presentes, e todos os seus conterrâneos, e uma menina da Catequese entregou ao novo pároco um lindo ramos de flores, como símbolo do bom acolhimento e do desejo de boas-vindas, da parte de todos paroquianos.
Iniciada a Procissão de Entrada, seguiu-se na direcção da igreja, o pároco anterior deu a Cruz Paroquial a beijar ao novo pároco, à entrada, e teve então início a Celebração da Eucaristia.
Depois de palavras cheias de sabedoria e de encanto, proferidas pelo senhor Pró-Vigário Geral, Pe. João Carlos da Costa Morgado, que veio apresentar e dar posse ao novo pároco, este fez publicamente a sua Profissão Solene de Fé, o senhor Vice-reitor do Seminário de Resende leu a respectiva Provisão de Nomeação assinada pelo Bispo da Diocese, e o senhor Pró-Vigário entregou ao novo pároco as chaves do sacrário, da igreja e do armário reservado ao Arquivo Paroquial, e o Livro de Inventário dos Bens Paroquiais.
Lida em voz alta a Ata de Tomada de Posse redigida pelo pároco anterior, e assinada pelos dois sacerdotes e pelo Pró-Vigário Geral, prosseguiu celebração da Eucaristia, animada pelo grande e maravilhoso Grupo Coral da Paróquia.
No final, quis a paróquia prestar uma bela e expressiva homenagem ao pároco que servira a paróquia ao longo de quase 21 anos, com uma mensagem proferida por uma jovem Catequista e do Grupo Coral, a entrega de um ramo de flores, e a oferta de uma bela e preciosa lembrança.
Concluída a celebração com palavras muito belas e simpáticas dirigidas aos presentes pelo novo pároco, palavras que todos muito apreciaram, e com o anúncio do programa da semana, seguiu-se um alegre, feliz e prolongado Convívio no adro da igreja, partilhado por toda a população e por todos os sacerdotes aí presentes, convívio que durou até de noite, com alegria bem visível em todos os rostos.
Para manifestarem ao novo pároco a sua amizade pessoal e presbiteral, estiveram presentes a tudo os senhores padres Abel Costa, António José Ferreira e António Loureiro.
Felicidades para a paróquia, e para o seu novo e esperançoso pastor.

in Voz de Lamego, ano 85/41, n.º 4328, 8 de setembro