sexta-feira, agosto 07, 2015

PROJETO OS AFONSINHOS MARCA A DIFERENÇA*

Perdido junto às margens do Douro encontra-se São Martinho de Mouros, vila românica e com tradição histórica, onde a escola de futsal Os Afonsinhos tem a sua área de incidência. A vila situada próxima de Resende, distrito de Viseu, tem tradição de emigração e reza a história que D. Afonso Henriques foi tratado num mosteiro próximo devido a um problema numa perna. E foi aí que Marcos Antunes, fundador, mentor e treinador, decidiu criar a entidade em junho de 2011.

E o que leva uma escola de futsal a ser diferente de tantas outras? Marcos Antunes aponta a sua "vertente social", que faz os atletas terem "uma ocupação e, desde cedo, criarem um espírito competitivo que os vai ajudar ao longo da vida". "As boas notas e a prestação escolar têm influência na convocatória para o jogos, assim como no próprio tempo de utilização", explica, revelando que "os mais velhos do clube ajudam os mais novos com explicações de matérias escolares em que tenham dificuldades".

E os frutos estão à vista e são animadores. "Mais do que os resultados desportivos, que também têm sido bons, tenho muito orgulho nos resultados escolares pois cerca de 90 por cento são alunos que entram nos quadros de honra", frisa o dirigente.

"Somos mais que uma bola, duas balizas, três pontos e quatro linhas", é o lema da escola, que dinamiza os treinos, mesmo nas férias, onde o número de praticantes aumenta drasticamente devido aos emigrantes, que colocam os seus filhos no pavilhão para se treinarem com a equipa.

Prioridade

A formação desportiva alia-se à competência educativa, o que distingue o atual mentor de tantos outros, preocupando-se com as "crianças em primeiro lugar". E aqui quem tiver negativas não pode competir. Mensalmente, Marcos Antunes fala com os pais sobre a escola e, no final de cada período, as crianças levam a folha das notas para análise.

"Eles sabem que para serem convocados para os jogos há fatores mais importantes que a vertente desportiva, o que cria mais competitividade entre eles", explica Marcos Antunes.

Cristiana Sequeira: «Nunca liguei muito a bonecas»

Cristiana Sequeira tem 11 anos e é natural de São Martinho de Mouros. Destaca-se por ser a única menina em toda a escola de futsal Os Afonsinhos, que está direcionada para crianças entre os 5 e os 14 anos de ambos os sexos.
A pequena craque finta a timidez e, em declarações a Record, considera que "jogar entre os rapazes não é difícil, apesar de eles serem mais fortes fisicamente". "Nunca liguei muito a bonecas, gosto é de andar a correr com uma bola nos pés", diz, antes de mostrar algumas habilidades.

O gosto pelo futsal cresceu em casa já que Cristiana reparte as quatro linhas com os dois irmãos, mas o pai também praticou futsal, o que se tornou importante para sua opção de abraçar a modalidade. "As boas notas que tenho na escola têm influência no meu desempenho dentro de campo", garante acerca do projeto que envolve os pais e a escola. No fundo, o futsal é uma motivação para os miúdos conseguirem melhores notas e saberem orientar o tempo, evitando que caminhos perigosos.

Ilustre

O selecionador nacional, Jorge Braz, é visita frequente da escola de São Martinho de Mouros. Nuno Dias e Joel Rocha, técnicos do Sporting e Benfica, respetivamente, também já conhecem o local, tal como Madjer, campeão do Mundo de futebol de praia, e Humberto Coelho, vice-presidente da FPF.

*Transcrição do Record (linK)