terça-feira, maio 26, 2015

RESENDE CELEBRA A CEREJA: 140 produtores locais com cereja a preços especiais



No fim de semana de 30 e 31 de maio, as cerejas dão um colorido diferente à Vila de Resende, enquanto grupos de música tradicional animam a festa. No domingo assista ao cortejo temático “Palavras com Cor... de Cereja”, onde este fruto precioso merece um lugar de destaque.

Além da oportunidade única de provar e adquirir as cerejas de Resende a preços especiais na 14.ª edição do Festival da Cereja, os visitantes poderão conhecer muitos produtos artesanais que os resendenses fabricam a partir da cereja, nomeadamente compotas e licores. Poderão, ainda, assistir às atuações dos grupos etnográficos e de danças e cantares tradicionais das diferentes freguesias do concelho.

No domingo, é possível contemplar o cortejo temático “Palavras com Cor... de Cereja” protagonizado por cerca de 600 crianças que frequentam os estabelecimentos de ensino do concelho, que vai percorrer as principais ruas da Vila, a partir das 15h00.

Como já é habitual, o Município estabeleceu uma parceria com a CP para facilitar a viagem até à sede do concelho, disponibilizando horários de transporte especiais entre as estações do Porto e da Ermida. As viagens da estação até ao centro da vila serão assegurados pela empresa  Transdev Douro. No final da tarde, o mesmo transporte assegurará a ligação de Resende à estação.

É em Resende, a apenas uma hora de distância da cidade do Porto, que se acolhem as primeiras cerejas de toda a Europa que são conhecidas pelas suas características nutritivas e, principalmente, pelo seu sabor doce, conferido pelas condições climatéricas da região e pelas características do solo das encostas sobranceiras ao rio Douro.

Apesar das variações climatéricas que se fizeram sentir durante o mês de abril que destruíram alguma produção da cereja, não vai faltar cereja no Festival, que já conta com cerca de 140 produtores inscritos, prevendo-se para este mês boas condições climatéricas que vão permitir uma nova produção de melhor qualidade com o fruto a adquirir um sabor mais adocicado e suculento.

Dias 30 e 31 de maio visite Resende e aprecie as melhores cerejas no Festival da Cereja.