quinta-feira, abril 23, 2015

FIM DE SEMANA GASTRONÓMICO (24 a 26 de Abril): Anho assado e cavacas à mesa de nove restaurantes

São nove os restaurantes do concelho que aderem ao fim de semana gastronómico dedicado ao anho assado com arroz no forno e cavacas, uma sobremesa tradicional da região, entre os dias 24 a 26 de abril.
Esta iniciativa do Turismo do Porto e Norte de Portugal, em parceria com o Município, oferece um desconto de 10% nas refeições do prato tradicional de Resende, a começar no jantar de sexta-feira e a terminar no almoço de domingo, em 9 restaurantes aderentes: Bengalas, Gentleman, O Desgraçadinho, O Emigrante, O Pitas, o Douro à Vista (na Vila de Resende), A Barraca (em Porto de Rei – S. João de Fontoura), Das Caldas e Douro Park Hotel (em Caldas de Aregos). Há ainda um desconto de 15% em alojamento nas noites de sexta e sábado em três estabelecimentos hoteleiros: Hotel Comércio, Douro Park Hotel (em Caldas de Aregos) e Vald’ Aregos (em S. Romão de Aregos).

O anho é uma carne tenra do cordeiro de leite que, depois de preparada com ingredientes que lhe irão conferir particular sabor, é cozinhada no tradicional forno a lenha, acompanhada com arroz e batata assada.

Para sobremesa propomos as já afamadas Cavacas de Resende. Este doce regional é uma fatia de pão-de-ló húmida, com uma coroa doce e alva, conferida pela cobertura de açúcar e farinha que delicadamente só a mão hábil da doceira de Resende lhe pode proporcionar.

Estas são as nossas iguarias tradicionais que farão com toda a certeza a delícia de quem nos visita, acompanhadas do melhor vinho da região que pode ser um maduro do Douro ou um verde de transição.

Quem se deslocar a Resende neste fim de semana terá, ainda, oportunidade de visitar o Museu Municipal, gratuitamente, onde poderá conhecer a cultura e os usos e costumes das nossas gentes. O Museu abrirá ao público no dia 24 de abril, das 9h00 às 13h00 e das 14h00 às 18h00, no dia 25 de abril, das 10h00 às 12h00 e das 14H00 às 18h00 e no dia 26 de abril, das 10h00 às 13h00.

O concelho de Resende espera por si!