sexta-feira, janeiro 16, 2015

Escola Secundária de Resende no projeto internacional "Clima@EduMedia"


A Escola Secundária de Resende, através do Clube de Comunicação e da revista AEResende, aderiu ao projeto internacional "Clima@EduMedia", coordenado por José Azevedo, Professor da Faculdade de Letras da Universidade do Porto (FLUP) e investigador do Centro de Investigação – CETAC.MEDIA.
O projeto, desenvolvido ao abrigo do Programa "AdaPT" pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto (FLUP), pretende educar os estudantes de 30 escolas do país para o tema das mudanças do clima, através do uso dos media escolares.
A sessão de lançamento, que ocorreu no passado dia 9 de dezembro, no salão nobre da FLUP, contou com a presença dos coordenadores do "Clima@EduMedia" e dos responsáveis dos media das escolas participantes no projeto.
Na ocasião, José Azevedo referiu que "a generalização do acesso às tecnologias digitais abriu um vasto leque de possibilidades de inovação no que toca a relação dos media com a aprendizagem". O desafio deste projeto "não é apenas produzir conteúdos mediáticos estimulantes sobre as alterações climáticas, mas também possibilitar estratégias onde os alunos possam aprender através do próprio processo de produção", continuou o investigador. "A investigação mostra que proporcionar aos estudantes um espaço onde possam adicionar a sua voz à discussão pública sobre as alterações climáticas tem um impacto positivo no envolvimento dos mesmos com o conhecimento científico sobre o tema, e ajuda a criar uma consciência crítica sobre essas alterações fora do contexto de sala de aula", concluiu.
O projeto é multidisciplinar, nele colaborando as Faculdades de Letras e de Ciências da Universidade do Porto, bem como a sua Unidade de Novas Tecnologias na Educação. De ressaltar a participação de 30 escolas portuguesas, de todo o país (entre as quais se encontra a nossa escola) e, ainda, uma parceria com uma Universidade da Islândia.
Recorde-se que o Programa "AdaPT" foi criado com o objetivo de apoiar financeiramente a atuação em matéria de "Adaptação às Alterações Climáticas" em Portugal, e o seu desenvolvimento foi guiado pelos termos estabelecidos no "Memorando de Entendimento" assinado entre Portugal, Noruega, Islândia e Liechtenstein, no âmbito do Mecanismo Financeiro do Espaço Económico Europeu (MFEEE/EEA-Grants).
Transcrito daqui