sábado, fevereiro 15, 2014

Processos-crime crescem o dobro no tribunal de Resende, segundo o Correio da Manhã*

Tribunal de Resende teve 595 processos em 2013. Sofreu remodelações de 375 mil euros.
Teve 595 processos no ano passado, dos quais 164 - ou seja, mais do dobro em relação a 2012 - eram processos-crime. Nos últimos dois anos, sofreu remodelações no valor de 375 mil euros. Mas o Tribunal de Resende mantém-se na lista dos espaços que vão encerrar no novo mapa judicial.
Esta semana, a autarquia avançou com uma providência cautelar no Supremo Tribunal Administrativo para travar o encerramento do tribunal. Argumenta que este ultrapassa o requisito do número máximo de 250 processos por ano: em 2013, eram 595 processos e 385 inquéritos do Ministério Público. Já em 2012, os números eram 489 e 387, respetivamente. 
"Três quartos dos processos são de caráter oficioso, o que significa que a deslocação de testemunhas será a cargo do Governo", salienta Manuel Garcia Trindade, presidente da câmara.
O tribunal, com cinco funcionários, teve uma requalificação interior de 300 mil euros em 2012 e obras no exterior, há um ano, no valor de 75 mil euros. Na semana passada, os oito advogados de Resende convocaram a população para uma vigília. 
"O encerramento vai condicionar negativamente a economia do concelho, além de retirar a esta gente o direito à Justiça", refere João Gama, advogado. 
"Tudo o que vem a Resende é pelo tribunal, pelas Finanças e pela Câmara. De resto, a vila está deserta", lamenta Luís Miranda, proprietário do café Sangens. "Tudo pode mudar", acredita ainda Manuel Martinho, gerente da papelaria Lina & Couto. 
*Texto da autoria de Ana Sofia Coelho, do Correio da Manã (link)