quinta-feira, dezembro 05, 2013

Resende - Externato D. Afonso Henriques celebra 50 anos, com a presença do Secretário de Estado, João Casanova Almeida*


Foi na tarde do último sábado que o Externato D. Afonso Henriques, em Resende, assinalou o seu 50º aniversário com uma sessão solene e um jantar comemorativo. O evento foi dirigido à comunidade escolar e a antigos alunos.
No ano em que o Externato D. Afonso Henriques, em Resende, comemora 50 anos de serviço educativo, a comunidade escolar juntou-se para celebrar a data. Depois de uma eucaristia de ação de graças no dia 28 e de um sarau cultural e recreativo apresentado pela comunidade escolar no dia 29, a festa fez-se no sábado com uma sessão solene o jantar comemorativo. Neste dia, estiveram presentes a comunidade educativa atual e do passado, numa revisita às raízes e princípios da instituição.
A sessão solene começou pelas 17horas e o salão polivalente encheu. Na cerimónia estiveram mais de 300 pessoas para assistir às representações que os alunos prepararam para o dia. Na tarde de sábado ouviram-se ainda alguns testemunhos de antigos alunos, professores e encarregados de educação. 
José Augusto Marques, diretor da escola, descreve este momento como “um momento de celebração e evocação do passado em memória agradecida através do testemunho daqueles que fizeram e viveram a história destes 50 anos”.

A sessão comemorativa foi presidida pelo Bispo Emérito de Lamego, D. Jacinto Botelho, e contou com a presença dos antigos diretores do estabelecimento de ensino, Pe. António Martins e Cónego Manuel Esteves; do Secretário de Estado do Ensino e da Administração Escolar, Dr. João Casanova Almeida; do Delegado Regional de Educação do Norte, Dr. Aristides Sousa; do Presidente da Câmara de Resende, Dr. Manuel Garcez Trindade; do Presidente da Assembleia Municipal, Eng. António Borges; da Direção da Associação de Estabelecimentos de Ensino Particular e Cooperativo, Dr. José Fernandes; e demais autoridades, políticas, religiosas e civis de âmbito regional e local.
Depois de se proceder à inauguração da nova placa comemorativa dos 50 anos, a comunidade escolar atual e antiga foi convidada a participar num jantar de festejo. Neste, estiveram presentes mais de duzentas pessoas num ambiente de festa e recordação. 
O Externato D. Afonso Henriques surgiu como uma forma de dar continuidade ao ensino primário das crianças resendenses, liderada pelo Pe. António Martins, em 1963. Em 1981, assinou-se o Contrato de Associação com o Ministério da Educação, uma maneira de servir gratuitamente os alunos da região. 

*Por José António Pereira, publicado em Notícias do Douro