segunda-feira, outubro 14, 2013

DEUS AINDA TEM FUTURO? (1)

 
A situação espiritual do nosso mundo
Conferência de Jean-Paul Willaime (École Pratique des Hautes Études, Paris)
Deus parece ter o futuro assegurado, pois o facto religioso constitui um facto cultural e social massivo, que tem atravessado os séculos e as culturas, havendo fortes razões para que isso continue acontecer. As tentativas de substituir Deus por ideologias seculares teve como consequência os piores totalitarismos. Opor uma sociedade religiosa a uma sociedade ateia é um beco sem saída. O desafio do futuro de Deus é também o desafio do seu lugar nas sociedades democráticas, respeitando os direitos de cada um e tendo em conta a pluralidade das religiões e das convicções não religiosas. Uma laicidade bem compreendida é, portanto, uma condição sine qua non do futuro de Deus. 
Referiu que, com os grandes fenómenos migratórios e a mundialização, o futuro de Deus depende mais dos indivíduos do que dos territórios  e dos Estados que são religiosos. É por isso que o cristianismo é cada vez mais uma religião africana, asiática…, enquanto o islão se torna cada vez mais uma religião europeia.
Dividiu a reflexão em 4 partes. Na 1.ª, lembrou a tese clássica da secularização, segundo a qual quanto mais modernidade houver menos haveria de religioso. Na 2.ª, explicou por que estamos numa  fase nova da modernidade, que chamou ultramodernidade, na qual a sociedade aparece tanto pós-secular como pós-religiosa. Na 3.ª, descreveu as mutações do religioso nesta conjuntura. Finalmente na 4.ª e última parte, explicou de que modo é que as religiões constituem trunfos e recursos preciosos num mundo completamente desencantado.
Em conclusão,  ousou a hipótese do futuro de Deus como o melhor garante do futuro do homem, nomeadamente para assegurar o futuro de um ideal humanista e solidário ameaçado por uma mercantilização e tecnicização cegas. Deus não disse, pois, ainda a sua última palavra.

A ciência e o divino
Conferência de Carlos Fiolhais (Universidade de Coimbra)
Há uma ordem no mundo e os físicos procuram essa ordem através da linguagem matemática. Há cientistas agnósticos ou ateus e há cientista crentes. São também um produto do contexto em que viveram. Os cientistas não procuram Deus através das suas descobertas. Contudo, o crente poderá ver nas descobertas a ordem(e as maravilhas)  de Deus.
Falou do bosão de Higgs/partícula de Deus, de quarks, electrões e neutrinos.
Apresentou os grandes nomes da física, desde Galileu, Copérnico,  Max Plank, Albert Einstein…,  até Werner Heisenberg e Max Born, todos Nobel desde que foi instituído este prémio, com as descobertas que os celebrizaram, tendo para cada um deles exposto o que pensavam acerca da Transcendência, a respectiva relação com Deus e a necessidade da existência/negação de Deus. Chamou a atenção para o facto de muitos físicos usarem a palavra  Deus no sentido metafórico.
“O que havia antes do big bang não sei”, referiu. O universo teve um início, estando as galáxias  a afastar-se significativamente e a temperatura a baixar. É semi-eterno, no sentido em que teve início, mas não terá fim.
Considerou que há um território de sobreposição entre religião e  ciência, no campo  de interesses e preocupações e até de linguagem, onde é possível e até convém falar. 

 Natureza ou criação? O novo ateísmo
Conferência   de Leandro Sequeiros (Cátedra Ciência, Tecnologia,  Religião, Córdova)
Há uma fissura entre uma interpretação científica e uma interpretação religiosa do mundo.
Segundo a explicação na base do naturalismo, a natureza é o princípio absoluto da realidade, não sendo necessário nenhum ser explicativo. Aliás de acordo com Darwin, a natureza é por si mesma criadora.
No pólo oposto, o fundamentalismo religioso postula um criacionismo científico. Por sua vez, na base da corrente do chamado desígnio  inteligente encontra-se um criacionismo encoberto. Segundo os seus mentores, um relógio implica a existência de um relojoeiro. A complexidade é irredutível, não  podendo ser explicada  pela evolução.
O novo ateísmo científico (representado por Richard Dawkins, Daniel Dennett, Sam Harris,  Christopher Stephen Hawking) surge como resposta à necessidade da existência de Deus enquanto criador e à concepção do desígnio inteligente. Os primeiros quatro nomes são considerados como os “quatro cavaleiros” do novo ateísmo.  De acordo com esta corrente, Deus, a religião e a fé são irracionais e devem por isso ser erradicados.  Sam Harris chega a postular uma moral baseada na selecção natural.
Além destas concepções extremadas, há cientistas e académicos defensores de uma terceira via, que não excluem Deus nem Darwin. Para eles Deus cria na evolução.
Nota: Colóquio organizado por Anselmo Borges