domingo, setembro 22, 2013

50 anos de sacerdócio do Padre Joaquim Correia Duarte*

As comunidades paroquiais de S. Miguel de Anreade e de São João Baptista de Miomães, concelho de Resende, Diocese de Lamego, estiveram em festa, no passado dia 18 de Agosto de 2013, ao celebrarem, solenemente, as Bodas de Ouro Sacerdotais (Ordenação Sacerdotal e Missa Nova) do seu Pároco, Reverendo Padre Dr. Joaquim Correia Duarte.
Para organizar a celebração, foi criada por livre iniciativa dos paroquianos uma Comissão composta por 19 elementos/representantes dos movimentos pastorais existentes na paróquia de S. Miguel de Anreade, envolvendo todas as famílias da paróquia que participaram voluntariamente e com muita alegria e disponibilidade, na preparação e execução de todo o programa delineado.
Da celebração jubilar, que decorreu no grande Pavilhão Gimnodesportivo de Anreade por gentileza da Câmara Municipal, e que nesse dia se transformou numa enorme e faustosa catedral, fez parte uma Solene Eucaristia, a que se seguiu uma magnífica Sessão de Saudações em honra do homenageado, e um grande Lanche/ Convívio para toda a população.
A Eucaristia, presidida pelo senhor bispo da diocese, D. António Couto, e concelebrada pelos bispos D. António José Rafael, D. Jacinto Botelho, D. António Francisco dos Santos e D. Manuel Rodrigues Linda, pelos dois condiscípulos do homenageado, Pe. José Salvador e Pe. Joaquim Dias Rebelo, e por uma dúzia de sacerdotes seus especiais colegas e amigos, foi animada pelo excelente Grupo Coral da Paróquia, sob a direção e regência habitual do Dr. José Dias Gabriel. Acolitou o diácono Joaquim Pereira Filipe e foi Mestre-de-cerimónias o Pe. João Carlos Morgado. As admonições estiveram a cargo da jovem Dra. Vera Pereira e a organização dos diversos cortejos processionais ao cuidado da jovem Dra. Bruna Pinto.
Na Sessão Solene, para saudarem o homenageado, e relevarem os seus méritos e a sua acção na cultura, na história, na pastoral e nas letras, e também na sua relação de amizade e atenção contínua a tudo e a todos, a começar pelos mais carenciados, foram à tribuna: o Dr. José Dias Gabriel, representante da Comissão Organizadora; a Dra. Sónia Pinto, presidente da Junta da Freguesia; a Dra. Filipa Pinto, em nome dos jovens; o menino Tiago Truta, em nome das crianças; o arcipreste de Cinfães/Resende, Pe. Adriano Pereira, em nome do clero do arciprestado; a jovem Marta Rodrigues, em representação da paróquia de Miomães; o presidente da Câmara, Engº António Borges, em nome do município; o senhor D. António José Rafael, em seu nome pessoal; e por último o homenageado que a todos agradeceu, emocionado e feliz.
O Lanche/ Convívio que se seguiu, já no exterior do pavilhão, organizado por uma grande e dinâmica equipa de colaboradores da paróquia, foi participado por um número incontável de pessoas que aí se mantiveram na maior alegria até altas horas da noite. No meio do povo, até ao fim, o nosso homenageado e o ilustre pároco da paróquia de Mafamude, Vila Nova de Gaia, Pe. Jorge Duarte.
Pelas contas da Comissão Organizadora, com base nas cadeiras e nos bancos que se puseram no recinto do pavilhão, e no número de memórias distribuídas à entrada, estiveram presentes nesta festa incomparável, para cima de mil pessoas.
Uma festa bem merecida, pois o Reverendo Padre Dr. Joaquim Correia Duarte, para além de ser um grande homem de cultura, é um sacerdote amigo, sempre disponível para todos os paroquianos, atento e sempre vigilante, sempre preocupado com o bem-estar global e integral de todos, preocupando-se sobretudo com os pobres, as crianças, os jovens, os idosos, os doentes e os mais desfavorecidos.
*Pela Comissão Organizadora: Dr. José Dias Gabriel 
Nota: Foi uma homenagem merecida pelo que fez ao longo do percurso destes  50 anos de sacerdócio. Tive o prazer de estar presente nessa festa. Fica  este apontamento do Dr. José Dias Gabriel para memória futura, retirado daqui.