quinta-feira, junho 06, 2013

Ilda Magalhães lançou CD de "covers"*

Ilda Magalhães despertou para a música, em Resende, há 23 anos, no seio de uma família com ligações à música, o que lhe permitiu, desde tenra idade, esboçar as suas primeiras melodias e contactar com variados instrumentos musicais, como o piano e a viola. A passagem para o palco foi rápida. “Comecei a cantar umas músicas, as pessoas gostaram e, pouco depois, dei comigo como vocalista dos SINopse, a minha rampa de lançamento”, recorda Ilda Magalhães. Corria o ano de 2006, quando a primeira banda concelhia, de formato acústico, se estreava no bar Fora D’Horas, palco de eleição de Ilda Magalhães para as suas atuações. Com ela, integravam este novo grupo musical Sandro Magalhães, seu irmão, Nuno Machado e, mais tarde, Miguel Valente. “Recordo-me que, na época, com 16 anos, não tinha nenhuma experiência de palco. Limitava-me a cantar e a agradecer ao público. Hoje a interação é uma constante…”, lembra.
A partir daí, sucederam-se os concertos um pouco por toda a região norte e centro do país, uma atuação ao vivo na RTP1 e a participação na primeira parte do “Acústico outubro”, uma tournée nacional dos LullaBye, em Mesão Frio.
Em 2009, tentou a sorte no programa de grande sucesso musical “Ídolos”, transmitido pela SIC. E as coisas até correram bem. “No casting do Porto, estavam cerca de 15 mil pessoas. Esperei das 4 da manhã até às 17 horas, mas valeu a espera, pois fiquei apurada para Lisboa. Aí fiquei entre os 60 melhores candidatos a ídolo de Portugal, o que acabou por constituir uma pequena vitória”, conta, apesar das “críticas corrosivas dos jurados”.
No ano passado, participou na festa da Rádio da Emissora Regional de Resende, integrada na Festa da Labareda, atuando sozinha, pela primeira vez, em palco. “Foi a minha primeira experiência em palco, sozinha, acompanhada por uma viola. Percebi, nessa altura, apesar do acréscimo de responsabilidade, que era aquilo que eu queria: estar sozinha em palco e transmitir às pessoas o meu registo e o significado da música para mim”, revela. “As coisas correram bem, superaram as expetativas e surgiu, a partir daí, a ideia de lançar um disco de covers a solo, o que se concretizou agora”, refere Ilda Magalhães. Pelo meio, a participação numa música do disco de originais “Past & Future”, lançado por Nuno Machado.
A concretização do projeto a solo ocorreu no dia 2 de fevereiro deste ano, com o lançamento de um disco de covers, intitulado “Ilda Magalhães Acoustic”, no “Bar das Caldas”, em Caldas de Aregos, perante uma casa cheia de admiradores da cantora.
“O CD, que teve o apoio da Psstt! Psstt! Comunicação, é um reportório de músicas de artistas consagrados, com os quais me identifico, como Ana Carolina, Maria Gadú, Pedro Abrunhosa e Rui Veloso”, exemplifica. “A minha linha de conforto, o meu registo, é em português. O inglês não é a minha praia. Temos muita e boa música em língua portuguesa”, refere.
Até ao momento, o feedback não poderia ser melhor. “As pessoas têm gostado do trabalho, muitas delas, que nem conheço, escrevem comentários agradáveis na minha página do Facebook, incentivando-me a continuar”, explica. A divulgação é feita nas redes sociais, através de uma página do Facebook e do Palco Principal (http://palcoprincipal.sapo.pt/ilda_magalhaes), uma rede social de música onde os artistas, os ouvintes e os profissionais do mundo da música se encontram, assim como através de alguns vídeos no YouTube. 
Outra novidade foi a criação, através de duas amigas, de um clube de fãs no Facebook, com mais de duas centenas de seguidores, através do qual poderão obter informações, novidades, curiosidades e até “tesourinhos” sobre a artista. Habilitam-se, também, a participar em concursos e passatempos em que podem ganhar prémios fantásticos.
De momento, o grande objetivo passa pela conclusão do curso de Design e Multimédia e, só depois, a música. “Tenho dedicado o meu tempo, preferencialmente, à conclusão dos estudos, mas para o verão a música vai prevalecer. Em julho, já tenho a agenda cheia…”, anuncia. De facto, o Pub Fora d’Horas – Resende (dia 5), Lareira Caffé – Baião (dia 6), Boss Club – Santa Marinha do Zêzere (dia 13), Quorum – Resende (dia 19) e Bar Casa Blanca – Mesão Frio (dia 20) são locais de atuação garantidos, nos quais Ilda Magalhães promoverá concertos acústicos de covers, com o seu cunho pessoal.
Quanto ao futuro, não está posto de lado o lançamento de um CD de originais, apesar de, no imediato, não sentir necessidade disso. “Recentemente, efetuei um dueto com o Tozé, vocalista dos Perfume, em Mesão Frio, que me convidou para gravar um single de originais e quem sabe, mais tarde, um álbum…”, revela.
Mesmo sabendo das dificuldades de singrar no mundo da música, onde “é preciso ter sorte e dinheiro para investir”, Ilda Magalhães promete continuar a lutar pelo seu sonho no concorrencial panorama musical nacional. Até porque conta com o apoio incondicional da família, nomeadamente do pai, Osvaldo Magalhães, e irmão, Sandro Magalhães, também eles ligados à música, assim como de uma vasta legião de admiradores. “Para tudo há uma solução, basta força e determinação”, conclui.

Perfil
            Nome: Ilda Magalhães
Idade: 23 anos
Estado Civil: Solteira
Atividade: Frequenta o último ano do curso de “Design e Multimédia”, na Universidade da Beira Interior
Tempos Livres: música, desporto e design
*Reportagem de Paulo Sequeira, publicada no Jornal de Resende, edição de Maio de 2013