terça-feira, abril 09, 2013

Nuno Machado lança disco de originais *

 Nuno Machado é um talentoso artista concelhio que acaba de lançar um disco de originais, intitulado “Past & Future”, onde predominam melodias suaves acompanhadas por harmoniosos sons acústicos. A produção e gravação decorreu em S. Cipriano e teve a participação de outros músicos resendenses. O Jornal de Resende foi conhecer um pouco melhor o “guitarrista, cantor e compositor”, como se define, apesar de não fazer disso profissão, por agora...

Nuno Machado sempre teve uma paixão pela música e, em particular, pela guitarra acústica. “Desde a adolescência que comecei a tocar nas festas da escola, na garagem de um amigo e nos bancos de jardim, nas noites de verão”, recorda.
Com o passar do tempo, o gosto evoluiu e fundou uma banda musical, de formato acústico, com os irmãos Sandro e Ilda Magalhães. Os “SINopse” acabaram por constituir a primeira banda resendense do gênero a agitar o adormecido cenário musical local, tornando-se uma agradável surpresa, através dos concertos realizados em bares, auditórios, escolas, salões de festas, feiras e festas municipais, um pouco por toda a região norte e centro do país. Pontos altos, a atuação em direto na RTP1, no âmbito do Festival da Cereja de Resende, e a participação na primeira parte do “Acústico outubro”, uma tourneé nacional dos LullaBye, em Mesão Frio.
O gosto pelos espetáculos musicais levou-o a organizar, com a ajuda de amigos e músicos do concelho, entre 2009 e 2011, o Festival de Música “Sons de verão”, em Porto de Rei, na freguesia de S. João de Fontoura, na porta de entrada do Douro Vinhateiro, Património da Humanidade, evento apoiado pela Câmara Municipal de Resende.
Em paralelo, surgiu um projeto a solo, com o objetivo de manter viva a sonoridade acústica, através de pequenos concertos acústicos, efetuados em bares, restaurantes, hotéis e marinas do Douro, de covers (bem interpretados e com um cunho pessoal) e de alguns originais.
No verão de 2011, em viagem pela Escócia, passou pela cidade de Glasgow onde teve oportunidade de atuar num “open mic night show do O'Neill's”, um pub local de música ao vivo e de conviver com talentosos músicos espalhados pela cidade, tocando pelas ruas. “É neste contexto que surgiu a ideia, em outubro de 2011, de gravar os primeiros temas originais, num gesto simples, descomprometido e sem grandes produções. Para a sua divulgação foi usada a plataforma de internet myspace, dando uma melhor visibilidade e continuidade a este projeto a solo”, explica.
Em fevereiro de 2012, iniciou a gravação de versões de estúdio, de sonoridade acústica, com os produtores Sérgio Monteiro e Carlos Francisco, dos SCSTUDIO2000, em S. Cipriano (Resende), para o lançamento do seu álbum de estreia “Past & Future”, disponível para download gratuito online em www.nunomachadomusic.com.
Depois de um ano a promover os originais do disco em concertos, entrevistas radiofónicas e conquistando algum airplay nas rádios regionais, com novos temas originais entretanto surgidos, fruto das vivências experienciadas nesse período de tempo, Nuno Machado iniciou 2013 a gravar esses registos, de forma a completar o trabalho com dez temas originais e uma versão de um original em faixa extra. Para o efeito, aproveitou os melhores recursos humanos que o concelho oferece na área da música, convidando artistas resendenses, “de grande qualidade”, que o ajudaram a dar vida a dez temas originais.
As letras e as músicas, da sua autoria, acabaram por ser um reflexo das (con)vivências do dia a dia, dos lugares e dos amigos, sem esquecer as influências musicais de artistas e grupos, nacionais e estrangeiros, como Rui Veloso, Xutos & Pontapés, GNR, Perfume, David Fonseca, John Mayer, Dave Matthews, U2, Damien Rice e Coldpay, entre outros. “Past & Future é um conjunto de canções antigas e já quase esquecidas, recentes e simples, com melodias que retratam influências de pop, rock, jazz, elétrico e acústico, juntos num trabalho que encaixa na diversidade dos gostos musicais de cada um de nós...”, define Nuno Machado.
“A edição está completa e definitiva. Queria aproveitar a oportunidade para um agradecimento especial à minha família, aos meus pais e irmã, pelo apoio e paciência, e a todos aqueles que me acompanham, que me recebem de braços abertos e que cantam comigo em cada concerto que faço”, reconhece. “Até ao momento a recetividade tem sido muito positiva. A plataforma informática, onde estão disponíveis as faixas musicais, é visitada, diariamente, por pessoas de todo o país mas, também, das mais variadas proveniências geográficas, como o Japão, Canadá, Suíça, Austrália e Macau, que acabam por efetuar o download gratuito das músicas”, conta.
De facto, temas como “Just Say” (Stealing Thoughts) ou “Crossroads” (So Wrong) ficam no ouvido, podendo comprovar isso mesmo num bar perto de si, na região ou na cidade do Porto e de Gaia, onde frequentemente atua. No dia 20 de março, atuou no Coliseu Micaelense, em Ponta Delgada, nos Açores, onde participou com os seus originais na banda sonora de um espetáculo teatral, sendo, também, sua pretensão reunir, num futuro próximo, todos os músicos intervenientes neste trabalho e apresentar o álbum ao vivo em Resende, num qualquer evento e equipamento concelhio.
Quanto ao futuro, não descarta a possibilidade, se as circunstâncias o permitirem, de dedicar-se à música a tempo inteiro, até porque, como costuma dizer, “music is a sweet world!”…
Past & Future
Produção e masterização: SCSTUDIO2000, em S. Cipriano – Resende, entre fevereiro de 2012 e janeiro de 2013, por Sérgio Monteiro e Carlos Francisco.
Design gráfico: Sérgio Pinto.
Músicos convidados: Sérgio Monteiro – guitarras e baixo; Carlos Francisco – guitarras e saxofone (Day Real Good); Mário Pinto – Trompete (Day Real Good); Miguel Pimenta – guitarra solo em Não Preciso (I Don't Need); João Daniel – piano (Just Say); Ilda Magalhães – voz (Just Say); Helena Costa (letra de Maybe).
Músicas e Letras: Nuno Machado (voz, guitarra acústica e harmónica).
Perfil
Nome: Nuno Machado
Idade: 35 anos
Estado Civil: Solteiro
Profissão: Técnico Informático
Tempos Livres: Para além da música, livros, fotografia, vela, viagens e convívio entre os amigos.
*Artigo de Paulo Sequeira, publicado no Jornal de Resende, edição de Março de 2013