terça-feira, abril 23, 2013

FESTA DAS CAVACAS ATRAI MILHARES A CALDAS DE AREGOS, EM RESENDE

 No dia 21 de Abril, o Celeiro Multiusos de Caldas de Aregos, em Resende, voltou a receber mais uma edição da Festa das Cavacas, organizada pela Câmara Municipal de Resende, desta vez com algumas novidades, entre elas, o facto dos visitantes terem podido usufruir, gratuitamente, das instalações das Termas de Caldas de Aregos durante todo o dia, onde podiam desfrutar da piscina termal, banho turco e ginásio. De resto, como já é tradição, o Município de Resende ofereceu ainda aos visitantes que quisessem uma viagem no rio Douro a bordo da embarcação “Barca d’ Aregos”.
A abertura da Festa das Cavacas iniciou às 11h00 com uma visita aos stands dos vendedores/produtores de cavacas, de vinho, licores e compotas da região. De seguida, foi inaugurada uma exposição de fotografia, intitulada: “Os Anos Doces” e realizou-se uma prova de vinhos e licores. Durante todo o dia da Feira, o Grupo de Bombos de S. Romão, o Rancho de Danças e Cantares de S. Cipriano, o Grupo "Os Moleiros de Sta. Maria de Cárquere” e a Orquestra da Academia de Música de Resende, animaram musicalmente o certame.
Esta feira reuniu cerca de duas dezenas de vendedores/produtores que comercializaram e promoveram o famoso doce tradicional.
Nas palavras do Presidente do Município de Resende, Eng. António Borges, que marcou presença nesta sétima edição da Festa das Cavacas, onde se fez acompanhar pela sua comitiva onde estava também presente Francisco de Assis, deputado do PS eleito pelo círculo do Porto, quando questionado sobre a importância deste evento para o concelho referiu que: “Os factos falam por si, estamos na 7º edição desta Festa das Cavacas e, com toda a certeza, é a edição com maior aderência de público. Tivemos uma grande manhã, uma grande tarde, estiveram milhares de pessoas em Caldas de Aregos. Passamos naturalmente uma mensagem de grande destino que é o nosso concelho de Resende, uma grande marca que são as Cavacas mas também o Rio Douro, os passeios de barco e as Termas de Caldas de Aregos, onde todos aqueles que nos visitaram puderam ter aqui uma utilização gratuita das mesmas. E isto é tudo aquilo que o nosso Município procura a partir de uma festa como esta induzir: um sinal positivo relativamente aquilo que são os nossos produtos tradicionais, aqueles que nos diferenciam e aqueles que nos afirmam, é isto que representa a Festa das Cavacas”. No domínio Nacional, António Borges, deixou ainda um recado para o poder central quando lhe foi perguntado o que representava este evento a nível económico para Resende: “Nós nunca desistiremos, enquanto outros, noutros domínios, em Lisboa, noutras partes do território desistem, nós aqui em Resende nunca desistiremos. Realizações como esta passam esta mensagem, sobretudo a partir da Câmara Municipal que nós temos aqui argumentos para nos afirmarmos, para nos desenvolvermos e para construirmos aqui oportunidades para os resendenses e é isso que fazemos”.
Neste fim de semana, que iniciou a 19 e terminou no dia 21 de Abril  com a Festa das Cavacas, decorreu também o Fim de Semana Gastronómico, onde o prato principal foi o anho assado com o arroz do forno. Esta atividade, foi organizada pelo Município de Resende em parceria com o Turismo do Porto e Norte de Portugal e oferecia aos clientes  um desconto de 10% em todas as refeições incluídas na ementa, entre o jantar de sexta-feira e o almoço de domingo, em seis restaurantes do concelho Resende que aderiram à iniciativa.
João Pereira