domingo, janeiro 06, 2013

Presépio da igreja de Paus-2012, em dia de Reis

"(...)Os homens que então partiram rumo ao desconhecido eram, em definitiva, pessoas de coração inquieto; homens inquietos movidos pela busca de Deus e da salvação do mundo; homens à espera, que não se contentavam com seus rendimentos assegurados e com uma posição social provavelmente considerável, mas andavam à procura da realidade maior. Talvez fossem homens eruditos, que tinham grande conhecimento dos astros e, provavelmente, dispunham também duma formação filosófica; mas não era apenas saber muitas coisas que queriam; queriam sobretudo saber o essencial, queriam saber como se consegue ser pessoa humana. E, por isso, queriam saber se Deus existe, onde está e como é; se Se preocupa connosco e como podemos encontrá-Lo. Queriam não apenas saber; queriam conhecer a verdade acerca de nós mesmos, de Deus e do mundo. A sua peregrinação exterior era expressão deste estar interiormente a caminho, da peregrinação interior do seu coração. Eram homens que buscavam a Deus e, em última instância, caminhavam para Ele; eram indagadores de Deus.
(...)Quem vive e anuncia a fé da Igreja encontra-se em desacordo também em muitos aspectos, com as opiniões dominantes precisamente no nosso tempo. O agnosticismo, hoje largamente imperante, tem os seus dogmas e é extremamente intolerante com tudo o que o põe em questão, ou põe em questão os seus critérios. Por isso, a coragem de contradizer as orientações dominantes é hoje particularmente premente para um Bispo"
Tal como aconteceu na mensagem relativamente ao Dia Mundial da Paz, Bento XVI proferiu uma homilia na missa do Dia de Reis(Epifania), que vale a pena ler (linK), e da qual se reproduzem os excertos supra. São palavras de um grande intelectual, de um sábio, enfim de um homem experiente. Palavras necessárias que indicam um rumo. Ele sabe que o exercício do seu múnus não se compadece com a lógica e os critério dos líderes da nações, que governam para o curto prazo e falam ao sabor das modas.