segunda-feira, novembro 26, 2012

Termas de Aregos gratuitas para seniores de Resende (naturais e residentes)*

Entre os meses de novembro de 2012 e fevereiro de 2013, os seniores do concelho de Resende poderão usufruir, gratuitamente, durante uma semana, de um programa de tratamentos termais, nas Termas de Caldas de Aregos. Esta estância termal encontra-se a promover um programa de sensibilização e incentivo ao termalismo, destinado a todos os seniores do concelho, com idade igual ou superior a 65 anos, ou na situação de aposentação/reforma. Os interessados em participar deverão efetuar a sua inscrição nas Termas de Caldas de Aregos, na Câmara Municipal de Resende ou na Junta de Freguesia da sua área de residência. Os seniores inscritos que cumpram os requisitos pressupostos beneficiam, ainda, de transporte gratuito.
As Termas de Caldas de Aregos têm ao dispor os seguintes tratamentos: Vias Respiratórias (asma, bronquites faringites, sinusite e rinites); Reumatologia (artrites, espondilose anquilosante, febre reumática, fibromialgia e Osteoartrose); Dermatologia (atopias/alergias, psoríase e eczema). Com este programa de sensibilização e incentivo ao termalismo pretende-se promover as termas e os seus tratamentos junto da população resendense, como forma de combater a sazonalidade, bem como implementar políticas de acesso da população local a cuidados de saúde, promovendo a frequência termal a públicos particularmente desfavorecidos. De acordo com António Borges, que para além de Presidente da Câmara Municipal de Resende é também o principal responsável pela Administração da Companhia das Águas, “trata-se de promover as termas internamente e ajudar a aumentar a frequência dos naturais do concelho, mas, ao mesmo tempo, responder na área da saúde a uma população que apresenta hoje mais dificuldades económicas”.
Recorde-se que as Caldas de Aregos são um dos espaços termais mais reconhecidos, no norte do país. Estas termas existem desde o século XII, quando D. Mafalda, Rainha de Portugal, mandou ali construir uma Albergaria, percursora dos diversos balneários termais que se sucederam ao longo dos tempos. O actual balneário foi integralmente reconstruído na década de 1990.
As águas minerais naturais das Caldas de Aregos são sulfúreas, bicabornatadas, sódicas e fluoretadas, com um elevado PH de 9,2 captadas a 62ºC e a 63 metros de profundidade, em furos capeados, que as protegem dos agentes poluidores superficiais e lhes garantem limpidez, pureza bacteriológica e estabilidade físico-química. As principais indicações situam-se na área da prevenção e cura das doenças ortopédicas, doenças de reumatismo, doenças das vias respiratórias, sinusites e doenças da pele. Nas Termas de Caldas de Aregos encontrará um conjunto de técnicas que, aliadas aos equipamentos termais modernos e funcionais, permitem desfrutar de um ambiente agradável, confortável e completamente relaxante.
*Texto  remetido pelo Gabinete de Comunicação e Imagem da CM-Resende