segunda-feira, novembro 19, 2012

Secundária de Resende vence concurso intercontinental

No passado dia 18 de outubro, a “Asia-Europe Foundation” anunciou os vencedores do “Gold Award “ e “Award Merit” aos projetos que se destacaram pelo seu desempenho inovador a nível de ensino online entre os estudantes da Ásia e Europa.
Entre as muitas candidaturas, a comissão de avaliação AEC-NET selecionou seis finalistas, entre os quais figurou o projeto “Magic Flight to Berlin”, que obteve o “Merit Gold”, uma comparticipação de 2 mil euros. Esta quantia será entregue à coordenadora do projeto, a professora italiana Maria Sessa, e destina-se ao desenvolvimento de novas iniciativas do género. O professor Dionísio Ferreira foi o dinamizador do projeto na Escola Secundária Dom Egas Moniz, coadjuvado pela professora Marta Almeida. Os alunos que nele intervieram – Ana, Carla, Marlene, Bruna, Bruno, Diana, Adriana, Joana e Leandro, do atual 11.º B – irão receber da “Asia-Europe Foundation” diplomas que certificarão o galardão atribuído.
“Magic Flight to Berlin “visou criar um ambiente de aprendizagem colaborativa, através do qual os estudantes da Índia, Portugal, Suécia, Polónia, Alemanha e Itália puderam comunicar livremente e trocar informações sobre si e sobre os países onde viviam”. Os mais importantes produtos finais foram a elaboração do sítio do projeto, a criação de uma fórum social e a realização de um vídeo sobre Berlim, cujo roteiro foi desenvolvido pelos alunos das escolas participantes.