segunda-feira, maio 07, 2012

Resende em Maio: Agenda cultural e desportiva

A Câmara Municipal de Resende oferece a todos os munícipes e turistas que visitam o concelho um mês de maio recheado de atividades culturais, desportivas e sociais.
Em destaque este mês encontram-se diversas atividades de caráter desportivo a realizar no âmbito do mês do Coração. Sob o mote “Resende a Mexer” vão realizar-se caminhadas, atividades de grupo e hidroginástica dirigidas a toda a população. Assim, a partir do dia 8 de maio, todas as terças e quintas-feiras do mês, o Município em colaboração com o Centro de Saúde de Resende, promovem caminhadas com concentração às 21h00, em frente à Câmara Municipal. Nos dias 12 e 19 de maio, a partir das 10h00, o Largo da Feira em Resende vai ser palco de atividades de grupo para todas as idades e no dia 26 de maio, às 10h00, a Piscina Municipal Coberta abre-se ao público para sessões de hidroginástica. As inscrições encontram-se abertas na Secção de Atendimento da Câmara Muncipal de Resende, sendo que as atividades são gratuitas e a Câmara Municipal oferece uma t-shirt a todos os participantes.

A apresentação do livro “Orações de Sapiência” vai decorrer no dia 12 de maio, pelas 17h30, no Auditório do Museu Municipal. Trata-se de uma obra que reúne “seis orações de sapiência quinhentistas, escritas e pronunciadas no âmbito da Universidade de Coimbra, segundo o costume já então secular da tradição e dos estatutos universitários, que as prescreviam por ocasião de festividades escolares, como eram a concessão de graus académicos ou atos inaugurais de instituições e de especiais atividades escolares”.

No dia 14 de maio, a partir das 21h00, no Auditório Municipal de Resende, vai decorrer o seminário subordinado ao tema “Como gerir melhor a sua Instituição” dirigido a dirigentes e diretores técnicos. Trata-se de um seminário para aprender a gerir melhor, no sentido de atingir os resultados esperados com os menores custos possíveis. As inscrições encontram-se abertas na Secção de Atendimento da Câmara Municipal de Resende, até ao dia 11 de maio.


Hidroginástica Recreativa é uma formação para técnicos que vai ter lugar no Auditório do Museu Municipal, no dia 19 de maio, a partir das 09h30. Esta formação a lecionar por Lígica da Costa Guilherme, com um vasto curriculum na área da educação física e gestão do desporto, vai ter uma componente teórica e prática. A inscrição pode realizar-se através do email: hidroresende@gmail.com, mediante o pagamento de 10,00 euros, através de transferência bancária para o NIB: 003506840002144263039.

 
O Município de Resende em colaboração com a Associação de Física da Universidade de Aveiro (FISUA) promovem um curso de iniciação em astronomia dirigido a todos os observadores interessados em conhecer o céu noturno e as técnicas de observação. A iniciativa decorre no dia 26 de maio, com a componente teórica a ter lugar no Auditório do Museu Municipal. O curso é gratuito, tem 10 horas de duração, com uma sessão de observação à noite no Pavilhão Multiusos de Caldas de Aregos, e decorre no seguinte horário: 10h00-13h00/15h00-19h00/21h00-24h00.

Continua patente no Museu Municipal de Resende até ao dia 20 de maio, a exposição intitulada “Manusearte”. Trata-se uma exposição coletiva de pintura e escultura com obras de Olga dos Anjos Andrade, Maria Salomé Pereira e Miguel Alexandre Rebelo.

Já no Centro Cultural de S. Cipriano pode visitar, até ao dia 10 de junho, a exposição de fotografia “3 Pontos de Vista” de autoria de António Pereira. Uma exposição com diversas fotografias que mostram S. Cipriano há 50 anos atrás e atualmente. Esta mostra pode ser visitada em dias úteis, das 10h00 às 12h30 e aos sábados das 10h00 às 12h00 e das 14h00 às 17h00.

Como já é habitual, o Auditório Municipal de Resende apresenta todas as sextas-feiras, a partir das 21h30, sessões de cinema para todos os gostos.

Informações adicionais sobre todas estas atividades podem ser consultadas em www.cm-resende.pt.

O Gabinete de Comunicação e Imagem