quarta-feira, maio 09, 2012

Carta aberta de Rui Rebelo aos JOGADORES do Grupo Desportivo de Resende

Companheiros de “combate”: não vale a pena pensar mais do jogo de ontem (derrota na liguilha por 2-0 com Santiago de Cassurães), todos sentimos que não merecíamos aquele resultado, mas erros claros de arbitragem influenciaram o resultado. Resta-nos dar os parabéns ao adversário (que trabalhou com mérito para nos vencer, é uma equipa muito experiente, com grandes jogadores e que esta época nunca perdeu em casa, sofrendo apenas 6 golos). Resta-nos também desejar melhores dias ao árbitro da partida, porque como já disse, é um juiz de qualidade inegável e indiscutível, mas no futebol todos temos dias maus. O “azar” foi mesmo os erros serem daqueles que têm influência no resultado (expulsão caricata do nosso atleta com 2 amarelos em 4 minutos, 1 deles após ter sofrido penalti não assinalado, outras situações de grande penalidade e agressões sem bola, não punidas) mas paciência, não é por este jogo que vou mudar de opinião: o Tiago Daniel Rodrigues, é um excelente árbitro de futebol e continua a merecer o meu respeito e admiração, já me arbitrou várias vezes e sempre com elevada categoria, mesmo em jogos onde fui derrotado.
Logo após o apito final, quando nos reunimos em círculo, começámos a preparação para o próximo jogo. Lembrem-se das minhas palavras, gosto de sentir o estado de espírito da equipa, basta falar com alguns de vocês ou olhar-vos com atenção (porque vos conheço muito bem) para perceber o que vos “vai na alma”. Sentimo-nos injustiçados, mas acima de tudo o que vejo e sinto é UMA AMBIÇÃO ENORME E UMA VONTADE FORTÍSSIMA que chegue domingo. Vocês querem ter a oportunidade de ganhar, mas também sinto que estão altamente MOTIVADOS para fazer uma grande exibição e jogar com qualidade como aconteceu muitas vezes esta época, por exemplo, contra adversários teoricamente muito mais fortes e apostados em subir há vários anos, adversários que acabaram por ficar atrás de nós na classificação final.
Como tenho dito, independentemente do resultado do próximo domingo, o que vocês já conseguiram permite, só por si, deixar uma marca histórica neste grande clube fundado no longínquo ano de 1928! JUNTOS, esta época, já vencemos adversidades muito maiores: lembram-se de termos “o mundo” contra nós nas primeiras 4 jornadas (4 derrotas)? Lembram-se da resposta que demos: 5 vitórias consecutivas? Lembram-se de estarmos a perder em Ceireiros (na altura o 3º class.) e com menos 1 homem ganhámos 4-1? Lembram-se do fantástico jogo em casa com Vouzela (também com menos 1)? Lembram-se da forma categórica como ganhámos a adversários fortíssimos como M. Beira ou F.Aves? Lembram-se da forma como festejámos cada golo, cada ponto e cada vitória? Sabiam que o 3º lugar conseguido foi a melhor classificação desde 2007-2008? Lembram-se que há um ano o Resende era último classificado? Lembram-se do GRUPO COESO que temos e do ORGULHO que sentem em fazer parte deste clube e desta equipa? Sabiam que somos provavelmente a única equipa do distrito que, nos jogos em casa, tem em média 300 a 400 pessoas a assistir aos jogos? Entendem o que isso significa? Já repararam que alguns de vocês apesar de terem 19 ou 20 anos, têm 12 anos de G.D.Resende ao peito? Já repararam também que os nossos jogadores que não são de Resende, lutam tanto como os que são de cá? Já pensaram porque vos apelidam de “guerreiros”? Já pensaram o porquê de um clube do norte do distrito (habitualmente esquecido pela comunicação social regional) de repente, começou a ser notícia? Quantas vezes já aconteceu, este ano, mesmo em jogos em que fomos derrotados, alguns adversários dizerem-nos: “…é pá vocês foram a melhor equipa que defrontámos…”? Já pensaram que também são uma equipa disciplinada, pois até agora ninguém levou vermelho direto!? Já repararam na dedicação que as pessoas que estão à volta da equipa têm em servir-nos (presidente, direção, apoio médico…)? Sabiam que essa dedicação é fruto do vosso grande desempenho e também da vossa dedicação? Qual será o motivo dos 2 colegas ausentes quererem a todo custo ajudar a equipa (1 com pubalgia e outro sujeito a perder o emprego que procurava quase há 1 ano)? Haverá muito mais a dizer, mas fico por aqui…
Para finalizar quero relembrar-vos que vocês são uma equipa com qualidade individual, com organização tática, competitiva, solidária, confiante, difícil de defrontar e com imensa alma e capacidade de superação em momentos difíceis. Temos enorme confiança e orgulho em TODOS e sabemos que domingo vamos entrar em campo com humildade, mas, apesar de desfalcados de elementos importantes, com muita VONTADE de VENCER. Aconteça o que acontecer, nada apagará uma GRANDE ÉPOCA de jogadores extraordinários num clube histórico, filial n.º 2 do F.C.Porto. VAMOS GANHAR ESTA FINAL, “isto ainda não acabou” (frase muito nossa).
Resende, 7 de maio de 2012

Rui Rebelo – treinador do G.D.Resende