terça-feira, abril 03, 2012

Investimentos privados de 11,8 milhões em Resende: PRODER viabiliza mais de 200 projetos no concelho*

O concelho de Resende tem beneficiado de vários milhões de euros através dos diversos projetos aprovados ao abrigo do Programa Nacional de Desenvolvimento Rural (PRODER). Até final de 2011 foram aprovadas mais de 200 candidaturas com um investimento associado de 11,8 milhões de euros e apoio PRODER na ordem dos 7 milhões de euros. Estes projetos estão já a ser executados.
Para o Presidente do Município de Resende, António Borges, este tipo de apoios é muito importante para a dinamização da nossa base produtiva tradicional e para o nosso mundo agrícola. Quero ainda salientar que no caso de Resende, quando comparamos com outros concelhos, a capacidade de captar investimentos nesta área tradicional foi muito maior.
No âmbito do sub-programa 1 promoção da competividade - a medida com mais projetos aprovados é a que apoia a instalação de jovens agricultores que somou 79 projetos aprovados, num investimento global de 3.708 milhões de euros. Através da medida modernização e capacitação das empresas foram 70 as entidades com candidaturas viabilizadas no concelho, representando um investimento total de 6.450 milhões de euros.
No que diz respeito ao sub-programa 2 gestão sustentável do espaço rural - o PRODER aprovou 26 candidaturas às quais atribuiu uma comparticipação num montante total de 539,000,00 euros. No sub-programa 3 dinamização das zonas rurais foram viabilizadas duas candidaturas, nas áreas do desenvolvimento de atividades turísticas e de lazer e dos serviços básicos para a população rural.
Para nós é motivo de satisfação que, ao esforço de investimento público que a Câmara faz, se juntem, por exemplo, cerca de 80 jovens com projetos agrícolas financiados e a serem executados, explica António Borges.
*Remetido pelo Gabinete de Comunicação e Imagem da CMR