quarta-feira, março 14, 2012

Resende distingue melhores alunos de Português com Prémio Eça de Queirós: Alunos distinguidos receberão prémio no valor de 150,00 euros*

O Executivo Camarário e a Assembleia Municipal de Resende aprovaram o projeto de regulamento de atribuição do Prémio Eça de Queirós.
O Prémio Eça de Queirós destina-se a todos os alunos matriculados em estabelecimentos de ensino no concelho de Resende, que tenham residência no concelho e que frequentam o 2.º, o 3.º ciclo ou o Ensino Secundário. O prémio é atribuído ao melhor aluno na disciplina de Língua Portuguesa, de cada ano que integre os graus de ensino já referidos, em cada estabelecimento escolar.
Para o Presidente da Câmara Municipal de Resende, António Borges, esta iniciativa da Câmara de Resende tem, como facilmente se percebe, vários objetivos. Por um lado, integrar a obra de Eça de Queirós no processo de desenvolvimento do concelho e, em S. Cipriano, no nosso novo auditório, onde se situam as terras literárias do escritor, sinalizar a língua portuguesa como prioridade da nossa comunidade escolar. A Casa da Torre, Carquede, Vila Clara (Resende) são apenas alguns dos motivos dos romances com os quais os resendenses se têm de reencontrar.
Os alunos distinguidos receberão, em Sessão Solene, a realizar nos Paços do Concelho na abertura do ano letivo seguinte, um certificado evocativo e um prémio monetário no valor de 150,00 euros.
O objetivo de atribuição deste prémio é distinguir os melhores alunos matriculados nos estabelecimentos de ensino de Resende, na disciplina da Língua Portuguesa, como forma de incentivo ao aperfeiçoamento na aprendizagem desta língua culturalmente rica.
*Do Gabinete de Comunicação e Imagem da CMR