domingo, janeiro 29, 2012

Tribunal de Resende na lista dos 47 a extinguir na proposta do novo mapa judiciário

"Ficará prejudicada a aplicação da justiça. Esta comunidade também tem o direito a que a justiça seja pronta e disponível", afirmou à agência Lusa o presidente da Câmara de Resende, António Borges (PS).
Para o distrito de Viseu, a proposta do Governo prevê a extinção dos tribunais de Armamar, Castro Daire, Nelas, Oliveira de Frades, Resende e Tabuaço. No caso de Resende, a proposta sugere que os processos sejam remetidos para o tribunal de Cinfães, a 33 minutos e 24 quilómetros de distância.
"Isso é de uma sede do concelho à outra. Mas, por exemplo, de Barrô, que é na outra ponta do concelho, podemos falar em mais 30 minutos, seguramente", afirmou o autarca, lembrando que, além do incómodo, esta deslocação representa "custos muito significativos para as populações".
António Borges lembrou ainda que "ultimamente tem sido feito um percurso muito importante do ponto de vista da melhoria dos serviços", colocando, por exemplo, no edifício do tribunal uma Loja do Cidadão. "A integração e a coexistência desses serviços deve manter-se", defendeu, considerando que, se assim não for, haverá "uma perda de rentabilidade nas estruturas já existentes".
O presidente da Câmara de Castro Daire, Fernando Carneiro (PSD), considerou que, a concretizar-se o encerramento do tribunal, "seria desastroso" para as populações do concelho. Alertou que o facto de as pessoas passarem a ter de se deslocar a S. Pedro do Sul para tratar dos processos implicaria mais do que os 29 minutos e 25 quilómetros previstos na proposta do Governo.
Notícia transcrita do Diário de Notícias