sexta-feira, novembro 11, 2011

Vinho de Paixão em Homenagem de Valdemar Cardoso, da Quinta da Massôrra*


Realizou-se no passado dia 29 de Outubro, nas instalações da Comissão de Viticultura da Região dos Vinhos Verdes, no Porto, uma justa Homenagem ao Prof. Dr. Valdemar Cardoso, ilustre filho de Resende.
Família , colegas e amigos juntaram-se para assistirem ao lançamento de um vinho feito em sua honra, produzido na Quinta da Massorra, em S. João de Fontoura.
Trata-se de um lote muito especial de vinho branco da colheita de 2010, produzido exclusivamente a partir da casta Arinto, fermentado e estagiado em cascos novos de carvalho francês.
A garrafa está vestida com um belíssimo rótulo da autoria do pintor Henrique Vaz Duarte, que conseguiu retratar Valdemar Cardoso, médico, amigo, marido e pai, com um realismo impressionante.
No contra-rótulo, para além das dedicatórias da esposa e filhos, quiseram testemunhar a amizade que nutrem pelo Homenageado, o Prof. Dr Hipólito-Reis e o Dr Miguel Cadilhe, através de duas dedicatórias cheias de significado.
Este vinho, produzido em quantidade limitada, encontra-se à venda apenas na Quinta da Massorra. 
Está um vinho muito bom, para aguentar 8 – 10 anos sempre a melhorar, apesar de ser um branco.
Tal como o que saiu na Revista de Vinhos, fermenta e estagia em cascos de carvalho francês durante cerca de 10 meses. Tem uma cor citrina acentuada devido ao estágio oxidativo; apresenta uma densidade em boca fora do vulgar; uma estrutura que lhe garante potencial de guarda e envelhecimento em perfeitas condições durante vários anos; e apresenta aromas de fruta madura, abaunilhados e tostados típicos do estágio em cascos de grande qualidade; e um final de boca persistente.
 *Retirado do site da Quinta da Massôrra (link) e informação colhida junto do produtor, Eng. Rui Cardoso