sexta-feira, novembro 11, 2011

Ventos da Mogueira-Edição de Outubro de 2011

Já foi remetido para os assinantes e já se encontra à venda o número de Outubro do jornal "Ventos da Mogueira", editado pela Irmandade S. Francisco Xavier (irmandadesfxavier@simplesmentenet.pt), de S. Martinnho de Mouros. Inclui, entre outros tópicos,  o editorial, sempre muito interessante, da directora,  Liliana Duarte, correio de leitores, artigos formativos (a propósito do dia mundial da alimentação: alimentação e saúde; e a evolução da protecção social ao longo dos tempos), apontamento relativo à curiosidade do mês (Halloeen), anedotas, passatempos, uma entrevista com Rafael Barbosa (autor do blogue "Notícias de Resende" e estudante de Medicina Dentária), onde relata a luta que travou contra um linfoma (que felizmente venceu), diagnosticado aos 15 anos,  e muitas notícias.
Destas destaco: i) projecto de dança no pavilhão gimnodesportivo, que está a a ser concretizado por Sabrina Rodrigues; ii) obras na capela de Santa Bárbara (remodelação do tecto e reestruturação da galilé), em Peneda,  com custos orçados em 8 000€,  mas com muito trabalho gratuito; e iii)início da catequese em 8 de Outubro na paróquia de S. Martinho de Mouros, que está a ser frequentada por cerca de 40 crianças.
Por fim, na rubrica Destaque do Mês, José António Pereira escreve sobre "O antigamente e o agora da feira de S. Martinho", que se continua a realizar nos dias 1 e 12 de cada mês, mas cada vez com menos afluência, situação agravada, de acordo com algumas pessoas ouvidas, pela mudança para o espaço da antiga feira do gado. Alguns põem a hipótese desta feira se extinguir. Nesta sequência o articulista termina assim: "(...)Numa freguesia do interior, ver a tradição morrer é um aspecto bastante negativo. Cabe a cada um de nós não deixar morrer a feira de S. Martinho".