quinta-feira, novembro 10, 2011

Padre Dr. Joaquim Correia Duarte foi distinguido com o prémio "Anim’Arte Prestígio Carreira"

Embora com bastante atraso, é importante referir que o Sr. Padre Dr. Joaquim Correia Duarte (link)  foi distinguido com o prémio em epígrafe, atribuído pela revista Anim'Arte, um projecto editorial do GICAV (Grupo de Intervenção e Criatividade Artística de Viseu). 
O prémio foi entregue na Gala de homenagem, que decorreu no passado dia 28 de Maio, no Teatro Mirita Casimiro, em Viseu.
Tal como nas edições anteriores, a Gala prestou homenagem pública a 22 agentes associativos e culturais e outras entidades e personalidades do distrito, distinguindo-os na qualidade de agentes de desenvolvimento local e regional, a maioria deles retirados do anonimato através da Revista Anim’Arte (o que não é caso do Padre Dr. Joaquim  C. Duarte),  em reconhecimento do trabalho realizado durante o ano de 2010.
Para além do acima referido, os prémios abrangeram as seguintes categorias:  associação cultural, dirigente associativo, revelação do ano-música, revelação do ano-escrita, acontecimento cultural, produção teatro, produção pintura, produção música, anim'arte tradição, homenagem a título póstumo, anim'arte instituição, anim'arte comunicação social, anim'arte investigação, prémio GICAV, mérito artístico, mérito cultural, prémio ambiente, GICAV B.D. e anim'arte cultura.
O perfil e o percurso do P. Joaquim Correia Duarte foram assim sintetizados: 
"Padre, músico, romancista e historiador. Nasceu na pequena freguesia de Paus no concelho de Resende. Desde cedo se revelou um apaixonado pela história do seu concelho a que dedicou muitas das suas horas tiradas ao sono, pesquisando documentos, interpretando-os e com labor escrevendo as páginas da Monografia de Resende, publicadas em 2 monumentais volumes, a par de outros livros que publicou sobre épocas especificas da história do seu concelho. Pelo meio ainda consegue encontrar tempo para escrever e publicar 3 romances onde o seu espírito de historiador se revela e afirma. É membro de mérito da Academia Portuguesa da História".