terça-feira, setembro 27, 2011

Jornal de Resende (edição de Setembro) destacou entrevista de Anselmo Borges ao DN

“31 entrevistas em Agosto” é uma rubrica do “Made in Portugal”: durante os 31 dias do mês de Agosto, o Diário de Notícias (DN) publicou 31 entrevistas, da autoria do jornalista João Céu e Silva, a figuras portuguesas, que falaram do País que temos e daquele que queremos.
Anselmo Borges foi a figura destacada no dia 23 de Agosto, sob o título “Quem faz o aborto devia pagar uma taxa moderadora”. Na entrevista, o padre Anselmo Borges tocou em diversos temas sensíveis, como o aborto, o preservativo ou a eutanásia. Enalteceu o valor da religião como um pilar para ajudar a superar a crise e alguns acontecimentos violentos como o 11 de Setembro ou os mais recentes atentados na Noruega. Disse notar um interesse crescente pelos temas religiosos mesmo nas universidades “por motivos políticos e também por causa da crise económica-financeira”.
Anselmo Borges não hesitou em criticar a Igreja Católica por não tratar as mulheres em igualdade de direitos com os homens e pensa que isso tem de mudar rapidamente. Nesse sentido, considerou que as mulheres poderiam também serem padres. Nesta linha “avançada” de pensamento, o padre chegou mesmo a defender a descriminalização do aborto “antes de a questão ter sido legislada”. No entanto, disse não concordar com “o facto de não haver taxa moderadora para quem faz um aborto”. O padre Anselmo Borges defendeu ainda o uso do preservativo (sobretudo numa época em que a infidelidade é uma constante) e não entende por que motivo este é um  assunto que ainda não está ultrapassado.
Recorde-se que Anselmo Borges, natural de S. Pedro de Paus, é um apaixonado pelo concelho de Resende, onde se desloca periodicamente. É professor universitário em Coimbra, tem uma vasta obra publicada, de cariz religioso, participa, frequentemente, em iniciativas culturais e tem, ao sábado, um artigo de opinião no DN.