quarta-feira, agosto 24, 2011

XXIV FESTIVAL DE FOLCLORE EM SANTA MARIA DE CÁRQUERE*

Realizou-se no dia 21 de Agosto, no Carvalhal, junto ao Mosteiro de Santa Maria de Cárquere, em Resende, o XXIV Festival de Folclore, organizado pelo Rancho Folclórico e Etnográfico de Santa Maria de Cárquere.
Participaram nesta mostra de folclore os seguintes Ranchos e Grupos Folclóricos:

- Rancho Folclórico e Etnográfico de Santa Maria de Cárquere, RESENDE (Douro Sul);

- Grupo Folclórico de Sanguinheira – CANTANHEDE (Beira Litoral);
- Grupo Folclórico dos Pauliteiros de Cércio – MIRANDA DO DOURO
(Trás- os- Montes);
- Rancho Folclórico da Casa do Povo de Tábua – TÁBUA (Beira Alta Serrana);
- Grupo Regional Folclórico e Agrícola de Pevidém – GUIMARÃES (Baixo Minho)

Estiveram presentes o Senhor Presidente da Câmara Municipal de Resende, a Senhora Vereadora do Pelouro da Cultura, o representante da Federação do Folclore Português, o Senhor Conselheiro Técnico Regional da Federação do Folclore Português, o Senhor Presidente da Junta de Freguesia de Santa Maria de Cárquere e o pároco da freguesia de Santa Maria de Cárquere e outras entidades.
O Festival de Folclore de Santa Maria de Cárquere é sempre muito apreciado, não só pela autenticidade dos Grupos Folclóricos participantes, mas também pela rara beleza e pela história do local. Na verdade, o seu enquadramento na zona envolvente do Mosteiro de Santa Maria de Cárquere e no centro do Carvalhal aumenta o prazer de quem vê o Festival. Dir-se-á que a beleza e a história do lugar se harmonizam com a cultura tradicional que todos os Grupos Folclóricos expressam.
Valeu a pena passar, ali, a tarde de domingo.
Os Festivais de Folclore têm por objectivo a divulgação das tradições culturais e a preservação da identidade das várias regiões etnográficas.
É, por isso, que a Direcção do Rancho Folclórico e Etnográfico de Santa Maria de Cárquere realiza, anualmente, o seu Festival de Folclore, procurando dar-lhe, sempre, a maior autenticidade possível.
*Notícia elaborada e remetida pela Dra.  Ana da Conceição Correia