segunda-feira, julho 18, 2011

Sons de Verão em Porto de Rei*

Resende é um concelho festeiro e rico em música tradicional, possui bandas musicais de renome nacional, vários grupos folcorico-etnográficos e uma diversidade juvenil que investe em música contemporânea, nacional e estrangeira.
Esta última encontrava-se num vazio promocional, com acesso limitado ao conhecimento público.
Em 2009 dois jovens resendenses, percebendo a necessidade de dar visibilidade ás bandas de garagem, grupos musicais e os artistas de entretimento existentes no Concelho de Resende, apostaram num Festival diversificado e aliados ao Município, que apoiou e aplaudiu a ideia fazem a sua primeira edição, que viria a manifestar-se um pequeno sucesso.
O local escolhido seria o melhor; com características naturais e paisagísticas bastante atractivas, parque de merendas e infra-estruturas de apoio à restauração, piscinas de acesso gratuito, praia fluvial e bons acessos e estacionamento, a configuração escolhida rivaliza ainda com qualquer recinto de festivais de Verão que se realizam pelo país.
Encontra-se na confluência da rede viária regional, estando a meio caminho entre os concelhos de Resende, Baião, Mesão Frio, Régua e Lamego, servido com marina de atracagem pela via fluvial do rio Douro, é por ultimo a porta de entrada para o Douro Vinhateiro Património Classificado da UNESCO.
2010 é o ano de concretização e de marca da presença do festival que passou a ser uma necessidade inequívoca para a juventude da região, contando com a presença de sensivelmente 1000 pessoas no festival realizado.
Surge agora em 23 de julho a terceira grandiosa edição, desta feita, com maior visibilidade regional a grande aposta mantêm-se com mais brilho, mais cor e um cartaz ainda mais atractivo, com o intuito de valorizar e fazer crescer o já Famoso festival de Porto de Rei – Sons de Verão 2011.
*Apontamento transcrito do semanário "Douro Hoje", edição de 13-07-2011