terça-feira, maio 24, 2011

«O Milagre do Frade Fradinho»

Como vem sendo hábito anualmente, os professores, funcionários e alguns alunos do Externato D. Afonso Henriques reunirem-se para representarem uma peça a apresentar à comunidade escolar.
O ano de 2011 não foi excepção. A peça encenada e representada este ano intitula-se de «O Milagre do Frade Fradinho» e deve-se a sua autoria ao professor Francisco Magalhães.
Depois de suas semanas de ensaios, a peça foi representada no dia 6 de Maio em duas sessões, uma primeira à tarde, para toda a comunidade escolar (alunos, professores e funcionários) e outra à noite, pelas 21h30 para todos os interessados.
De cariz cómico, a história da peça incide sobre um mosteiro de frades, agora dirigido por três frades vindos de Roma. São estes que procuram deixar bem vincada a sua forma de ser, que vai contra os princípios que até então se viviam no Mosteiro, chefiado pelo abade Matias, que se ausentou por motivos de saúde graves. Há que continuar, e os novos frades, os noviços, têm que ser ordenados. Mas como? Surgiu a ideia por parte dos três malvados de os obrigar a fazerem milagres. Para conseguirem, os noviços recorreram a todos os rendeiros das terras do Mosteiro, para tentarem enganar os maus. Assim se desenrola a peça, que tem o seu ponto alto perto do final, quando aparece junto de todos, o abade Matias, curado por um milagre do Frade Fradinho.
A representação contou com a presença de 26 actores que se empenharam para satisfazer as vontades exigentes de um público, nem sempre fácil de dominar.
A peça foi bem executada e sucedida e por isso raiaram novos convites, um de a representarmos em Souselo, a convite do professor Bruno Rocha como acção de solidariedade para a construção de um lar de idosos; uma outra para a população de Barrô, a convite do Padre Vasco.
A actuação em Souselo decorreu na tarde do dia 15 de Maio para uma plateia agradável. Foram bastantes os Souselenses que se associaram a esta nobre causa.
Em Barrô, será no próximo dia 27 de Maio que todos os interessados podem viver duas horas de verdadeira emoção, onde a gargalhada está sempre presente!
Agradecemos a todos os que nos têm apoiado, nomeadamente o professor Francisco Magalhães por nos ter convidado a entrar mais uma vez na peça anual.
Texto de José Pereira;Sara Alves;Susana Silva;Tatiana Loureiro, alunos do 12ºA do Externato D. Afonso Henriques (Resende)