terça-feira, abril 26, 2011

Secundária de Resende na Turquia*

De 13 a 17 de Abril, um grupo de professores e alunos da Escola Secundária Dom Egas Moniz, de Resende, participaram no 2.º Encontro do Projecto PYSA, realizado na cidade de Konya, na Turquia, em conjunto com delegações de escolas de mais oito países europeus, no âmbito do Programa de Aprendizagem ao Longo da Vida, da Agência Nacional PROALV. Este projecto da União Europeia, de parcerias Multilaterais Comenius, foi financiado pela referida Agência com o montante de 22 mil euros. Do grupo que viajou até à Turquia fizeram parte o Diretor da Escola, a presidente do Conselho Geral, O Coordenador do Projecto Comenius, a Coordenadora do Departamento de Expressões, quatro alunos do Clube de Voleibol e o seu Coordenador.
O primeiro dia foi apenas ocupado com a longa viagem até Konia, com a acomodação dos professores no hotel e distribuição dos alunos por famílias de acolhimento pertencentes a estudantes da escola anfitriã.
O segundo dia foi destinado às apresentações de exemplos de logótipos do projecto por parte das escolas participantes e escolha do logótipo vencedor, tendo a escolha recaído sobre o modelo apresentado pela delegação romena. Determinaram-se também as datas do 3.º meeting, que irá ocorrer na Dinamarca, em Outubro. O dia continuou com a apresentação de danças tradicionais turcas por parte dos alunos turcos, a que se juntaram também as delegações dos vários países, num ambiente de grande festividade. A interação entre as representações dos vários países continuou aquando do almoço, que se realizou ao ar livre, no recinto escolar, tendo os alunos turcos oferecido às delegações grande variedade da gastronomia local. Ao longo do dia, os alunos realizaram também algumas atividades desportivas, tendo a delegação portuguesa optado pela modalidade de voleibol. À noite, houve um jantar de convívio entre os professores das várias delegações, com música ao vivo, o que permitiu aos amantes da dança aprender mais uns passos dos ritmos turcos.
O terceiro dia foi dedicado a uma visita de carácter cultural à região da Capadócia. Ao longo do Tour, foi possível visitar o caravançarai de Zazadinhan; seguiu-se a visita ao vale de Ihlara, uma garganta com 16 km de comprimento, escavada na rocha vulcânica pelo rio Melendiz; depois, foi visitado o Museu Göreme (um museu ao ar livre); por fim, as delegações dos nove países tiveram a oportunidade de visitar a Cidade subterrânea de Derinkuy e de ver um oleiro local a fazer uma demonstração da sua arte.
O quarto dia foi dedicado a um city tour na cidade de Konya, com visitas guiadas ao Müzesi Mevlana (Museu Mevlana), a Selimiye Camii (Mesquita), um exemplo do Otomano estilo de mesquita do grande período de arquitectura otomana, e à Mesquita Alaettin, a mais antiga, maior e mais venerada da cidade, construída nos séculos XII e XIII.
O último dia foi dedicado apenas à longa viagem de regresso a casa.
*Notícia elaborada e remetida por Paulo Sequeira