sexta-feira, abril 29, 2011

EB2 de Resende vence concurso "Escola Alerta"*

A EB2 de Resende obteve o 1.º prémio na categoria um (1.º e 2.ª Ciclos) do concurso “Escola Alerta” a nível do Distrito de Viseu, e recebeu o prémio numa cerimónia promovida pelo Governo Civil que decorreu no Auditório Municipal de Resende, no dia 28 de Abril.
Ultrapassando Barreiras é o título do projecto apresentado pela EB2 de Resende, onde os alunos procederam ao levantamento de obstáculos à livre circulação de cadeira de rodas e barreiras arquitectónicas, apresentando um conjunto de sugestões de forma a ultrapassar essas barreiras presentes em diversos locais públicos da Vila de Resende, nomeadamente na própria Escola, na Biblioteca Municipal, no Museu Municipal, na Sta. Casa da Misericórdia e na Câmara Municipal.
A EB2/3 de Lamego ganhou o 1.º prémio na categoria dois (3.º Ciclo e Ensino Secundário) com o projecto “Por uma Escola sem Barreiras” e a Escola Secundária de Sta. Comba Dão recebeu uma Menção Honrosa pelo trabalho de elevada qualidade desenvolvido no âmbito do concurso.
As escolas vencedoras receberam um troféu e um prémio pecuniário no valor de 600,00 euros, que foram atribuídos nesta 2.ª fase do concurso de âmbito distrital, seguindo-se a 3.ª fase onde estes trabalhos concorrem por um prémio a nível nacional.
O Presidente da Câmara Municipal de Resende, António Borges, considera que há neste projecto um grande mérito, pois trata-se de um trabalho desenvolvido pelos nossos alunos e professores que sensibiliza para questões imediatas como são as dificuldades do dia a dia de concidadãos nossos que são como nós, mas que têm maiores dificuldades. Deixa a ideia que temos de estender a mão àqueles que mais precisam de nós, por uma sociedade mais solidária e mais fraterna.
O Director do Agrupamento Vertical de Escolas de Resende, Manuel Luís Tuna, agradeceu o empenho dos professores na concretização do projecto afirmando que com o desenvolvimento deste tipo de trabalhos são princípios de cidadania que pretendemos incutir nos nossos alunos, pois todos devemos contribuir para que a nossa sociedade melhore e cresça mais em cidadania e solidariedade.
O Concurso Escola Alerta! Acessibilidades para todos foi lançado em 2003/2004 pelo Instituto Nacional para a Reabilitação, I.P. (INR, I.P.). O objectivo do concurso é sensibilizar as crianças e os jovens do Ensino Básico e Secundário para as questões da deficiência, mobilizando-os para o combate à discriminação de que são alvo as pessoas com incapacidade, através da eliminação das barreiras urbanísticas e arquitectónicas, de informação e de comunicação que dificultam ou impedem a sua autonomia, participação e pleno gozo de cidadania.
*Notícia remetida por Gabinete de Comunicação e Imagem da Câmara Municipal de Resende