quinta-feira, janeiro 27, 2011

Em louvor dos mais velhos

Acho que os mais velhos merecem respeito pelo que fizeram, pelo seu percurso de vida, pela sua experiência. Temos o dever de aprender com eles.  Por isso, cedemos-lhes o lugar, damos-lhes precedência, de acordo com o que eles nos ensinaram. 
Ficam em família e só em último recurso vão para lares. É em casa, tal como toda a gente,  que eles gostam de estar.
A idade é um posto. 
Mas não concordo que sejam discriminados, promovendo-se  jantares, organizando-se  excursões, prevendo -se actividades e ateliês,  exclusivamente para eles. E sobretudo de borla! Em iniciativas eivadas  de paternalismo, destinadas a colher dividendos,  sendo tratados como se fossem  uns coitadinhos e uns  diminuídos...E já agora por que há passes com grandes descontos para a 3.ª idade? Aqueles que  têm boas reformas não poderão pagar como os outros?
Só deve ser ajudado quem efectivamente precisa.
Dito isto, como é óbvio, concordo com jantares e festas em lares e outras instituições, destinadas aos seus utentes, familiares, amigos e vizinhos, como iniciativas comunitárias,  pensadas e organizadas em termos de inclusão. Já serão discriminatórias,  caso se destinem também e exclusivamente a outros idosos da localidade ou da freguesia.
Imagine-se a realização de  iniciativas em estabelecimentos para presidiários, destinadas também e exclusivamente aos gatunos da zona, ou uma festa para doentes de um hospital psiquiátrico, destinada também e exclusivamente a pessoas com doenças mentais?