terça-feira, novembro 02, 2010

Secundária de Resende num “meeting” em Sevillha*

Nos dias 26, 27, 28 e 29 de Outubro, o Director da Escola Secundária Dom Egas Moniz, António Carvalho, o Coordenador do Projecto Comenius, Dionísio Ferreira, e o Coordenador do Desporto Escolar, Alfredo Ferreira, participaram no 1.º Encontro do Projecto PYSA, realizado em Sevilha, no âmbito do Programa de Aprendizagem ao Longo da Vida, patrocinado pela Agência Nacional PROALV. Este projecto da União Europeia, de parcerias Multilaterais Comenius, foi financiado pela referida Agência com o montante de 22 mil euros.
Nesse encontro com os restantes parceiros do Projecto (escolas de Espanha, Áustria, Turquia, Grécia, Roménia, Bulgária, Dinamarca e Itália) – cujo tema é “Actividades Físicas em Ambientes Diversos” – cada delegação fez a apresentação do sistema de ensino do país de origem, da respectiva escola e da vila ou cidade a que pertence. Ficou também decidido que o país acolhedor do 3.º “meeting” será a Dinamarca, em substituição da Grécia, devido a condicionalismos de alojamento das delegações. Decidiu-se ainda que cada escola participante deverá elaborar até Março um logotipo do projecto, vindo a ser seleccionado o melhor de todos no 2.º “meeting”, a realizar na Turquia, em Abril. Caberá ainda a cada escola realizar até Abril um jornal de parede onde constem informações diversas sobre os parceiros do projecto.
As reuniões de trabalho decorreram no “Instituto Enseñanza Secundaria Joaquín Romero Murube”, uma escola com cerca de 60% da população estudantil de origem cigana. Grupos de alunos acompanharam as apresentações das diferentes delegações de docentes, assim como num “tour” pela cidade, subordinado ao tema “Romantismo no séc. XIX” (destacando-se a passagem pela casa de Don Bartolo, onde vivia a amada do conde de Almaviva, da ópera “o Barbeiro de Sevilha”, de Rossini), e numa prova de orientação no Parque Maria Luísa. No último dia, as delegações dos diferentes países participantes foram ainda brindadas pelos alunos com uma representação teatral, uma peça musical e uma dança de flamenco.
Para além destas actividades de carácter cultural com a presença de alunos, aconteceram outras só para professores: visita guiada da Catedral de Sevilha (onde se encontra o túmulo de Cristóvão Colombo), um show de flamenco e uma prova de orientação num bairro típico de Sevilha (Bairro de Santa Cruz).
*Notícia remetida e elaborada por Paulo Sequeira, docente da Escola Secundária Dom Egas Moniz