quinta-feira, outubro 14, 2010

Novo livro de Anselmo Borges apresentado no Colóquio, em Valadares

 O recente livro de Anselmo Borges “Religião e Diálogo Inter-Religioso” foi apresentado, na noite do sábado passado, no Seminário da Boa Nova, em Valadares, no âmbito do debate “As Religiões e a Paz: O Diálogo Inter-Religioso”, que teve a participação de Andrés Torres Queiruga e Paulo Borges, tendo sido moderado pelo autor do livro.
Na primeira parte, o livro procura encontrar uma definição de religião, apresentando também as características distintivas das grandes religiões. Na segunda parte, estuda as condições de possibilidade para o diálogo entre as religiões. Andrés Torres Queiruga afirmou que a morte cultural de Deus (do Deus dos exércitos…) foi um processo necessário e purificador em ordem à recuperação da imagem cristã de Deus. Paulo Borges enfatizou a experiência do silêncio e da meditação no budismo. Este Professor de Filosofia da Religião da Universidade de Lisboa (um dos rostos do novo partido pelos animais e pela natureza) destacou também a importância da unidade e da harmonia entre todos os seres vivos. (Em contraponto com a tradição ocidental, em que se separou tudo: corpo e alma/espírito…que as neurociências já colocaram no museu das velharias, digo eu ).
A sessão serviu também para apresentar a revista Cultura ENTRE Culturas (link) , da qual Paulo Borges é um dos principais responsáveis.
 Quanto ao livro (de bolso) de Anselmo Borges, editado pela Imprensa da Universidade de Coimbra, que Frei Bento Domingues caracterizou como o melhor sobre o assunto, editado em Portugal, pode ser adquirido on line aqui.