quarta-feira, julho 28, 2010

Empreendedorismo de Nelson Lopes Vieira, um resendense a viver em Sintra*

Chama-se Nelson Lopes Vieira e nasceu na vila de Resende há 54 anos. Com apenas 4 anos veio com os pais para a região de Sintra, onde já cá trabalhavam dois tios na indústria de mármores. O pai, deixando para trás uma oficina de pichelaria, tradição e negócio continuados por um seu irmão em Resende, preferiu tentar a sorte longe da terra. Não satisfeito, passados anos, emigrou para o Luxemburgo, levando a mulher e os quatro filhos. Mas Nelson não gostou da experiência, preferindo voltar para Sintra com a mãe e uma irmã mais nova.

Com apenas 12 anos, no fim do 6.º ano, começou a trabalhar numa serralharia. O fascínio pelas máquinas sempre o fascinou. E desde muito cedo teve um sonho: ser construtor de máquinas. Por isso, inscreveu-se em cursos de formação teórico-prática na área de hidráulica mecânica e pneumática para conhecer melhor o seu funcionamento. Com 18 anos, transferiu-se para a fábrica de mármores “Mármores do Condado”, onde trabalhou na área de mecânica durante 10 anos. Entretanto, aliciado por um melhor vencimento, mudou-se para uma outra fábrica, onde permaneceu 8 anos. Saiu para responder ao desafio de ajudar a construir um campo de aviação militar israelita no deserto de Neguebi, tendo integrado uma equipa de operários especializados encarregados de assentar as condutas de combustível para abastecer os aviões. Aqui trabalhou durante 6 meses, tendo chegado a chefe de equipa. Durante esta permanência, visitou por três vezes os lugares santos. Da primeira vez, refere ter experimentado uma sensação extraordinária, pois tudo o que via lhe parecia familiar e o que lhe estava a acontecer era uma revisitação.

Chegado a Portugal, com o dinheiro amealhado, estabeleceu-se com o objectivo de realizar o sonho de criança. Tinha então 33 anos. Começou com uma empresa de reparações de máquinas, evoluindo depois para a construção das mesmas. Actualmente fabrica oito máquinas para o corte e polimento de mármores e granitos. Três delas foram totalmente concebidas por Nelson Vieira, tendo funcionalidades muito específicas. Como é um criativo prático, imagina a máquina e executa a construção da mesma, fazendo o desenho e o protótipo respectivo depois da obra feita e de ter a certeza que funciona.

A empresa tem actualmente 12 empregados. Fabrica à volta de 25 a 30 máquinas por ano para o mercado nacional, Marrocos, Inglaterra, Espanha e Cabo Verde. Começou recentemente a exportação para Angola, cujas potencialidades pretende agarrar, diversificando as exportações nesta altura de crise.

Este nosso conterrâneo, que em criança veio para Sintra, só voltou a Resende aos 29 anos para revisitar, com a mãe, a terra onde nasceu e a família. Adorou. A partir daí, não perde uma estada anual no nosso concelho.


Nelson-Construções Mecânicas, Lda.
Rua Maestro Alferes A. Sousa, 19
MONTELEVAR
2715-666 Sintra
Telef. 219 671 181

*Apontamento publicado no Jornal de Resende, número de Julho de 2010