quarta-feira, junho 30, 2010

FESTA DA CEREJA DE RESENDE EM SINTRA*



















A cereja de Resende foi mais uma vez vedeta em terras de Sintra e da Grande Lisboa, nos passados dias 5 e 6 de Junho. Dois mil e trezentos quilos do nosso fruto mais emblemático, vindos de S. Martinho de Mouros e transportados durante a noite, começaram a ser postos à venda a partir das 09h00. Para tal, as pessoas acorreram ao recinto exterior da sede do Sporting Clube de Lourel, a poucos quilómetros de Sintra, onde puderam adquirir embalagens de dois quilos ao preço de 7€50. No fim do primeiro dia, poucas sobraram.
Tem sido assim há vários anos. No fim de semana seguinte à festa da cereja, realizada na sede do nosso concelho, a Casa de Resende em Sintra promove uma outra festa, que é anunciada de boca em boca pelos resendenses e através de cartazes colocados em sítios estratégicos. Os sócios, em número de quinhentos, são avisados através de carta.
Os nossos conterrâneos e amigos puderam também matar saudades com outros produtos de Resende e da região. Dispostos em várias barracas, estiveram à venda 180Kg de doce da Teixeira, 200Kg de fumeiro (presunto, salpicão, moiras e chouriças), 80Kg de cavacas e 20Kg de pão. Para quem o desejasse havia um serviço de bar, que disponibilizava petiscos e almoços, que podiam ser acompanhados por vinho de Anreade.
No domingo, dia 6 de Junho, com início às 09h30, teve lugar uma missa campal, abrilhantada pelo Grupo Coral da Casa do Concelho de Resende, em que participaram cerca de 300 pessoas. O momento alto desta festa foi a realização do almoço, pelas 12h30, que teve a participação de 90 resendenses, descendentes, familiares e amigos e que contou também com a presença de vários convidados, entre os quais o Dr. Fernando Seara e o Eng. Marco de Almeida, respectivamente Presidente e Vice-Presidente da Câmara Municipal de Sintra, e Albano Santos, Vereador da Câmara Municipal de Resende.
A propósito, refira-se que o Dr. Fernando Seara teve palavras de muita simpatia para com os nossos conterrâneos, incentivando-os a manter a ligação a Resende e a visitar o nosso concelho frequentemente, pelo menos uma vez por ano. “No mesmo berço nascemos, no mesmo berço morremos. Também eu, natural de Viseu, vou lá muitas vezes e é lá que quero morrer. E já estou a ensinar isto ao meu neto, para ir ganhando consciência das suas origens”, salientou. Disse também que aproveitou a oportunidade para levar uma das caixas de cavacas, que lhe tinham sido oferecidas, para o programa desportivo “Prolongamento” da TVI/24, tendo as mesmas feito furor junto dos colegas do painel. Por sua vez, o Vereador Albano Santos manifestou grande satisfação por se encontrar pela primeira vez com os resendenses a viver na Grande Lisboa, dizendo ser portador das saudações muito especiais do Presidente da Câmara de Resende e da disponibilidade para continuar a apoiar a Casa do Concelho de Resende. Albano Santos chegou a meio da manhã, tendo sido acompanhado numa visita aos vários stands por Joaquim Pinto, Presidente da Direcção da Casa de Resende, que fez uma resenha histórica desta associação, realizações, objectivos e desafios.
A Casa do Concelho de Resende foi constituída para ser um factor de convívio e de unidade entre os resendenses, descendentes, familiares e amigos a viver e trabalhar na Região da Grande Lisboa. Contudo, a grande maioria dos associados reside no concelho de Sintra. Aqui encontra-se enraizada uma grande comunidade de resendenses, cujo núcleo inicial veio na década de cinquenta do século passado, aumentando nas décadas de sessenta e setenta. Há quem calcule que viverão no concelho de Sintra mais de três mil resendenses e descendentes. Trabalham, designadamente, na Câmara Municipal, sobretudo nos serviços de limpeza, jardinagem e oficinas, no sector de mármores e granitos de Pêro Pinheiro, fábricas, construção civil e pequeno comércio.
Estão bem inseridos no meio. Alguns até se tornaram líderes de instituições locais, como é caso de José Ribeiro, empresário, de 52 anos, que é Presidente desde há 16 anos, com um pequeno interregno, do Sporting Clube de Lourel, onde a Casa de Resende tem um pequeno escritório e realiza os seus eventos. Além desta associação desportiva, com 800 sócios, é também Presidente da Associação de Idosos, Reformados e Pensionistas de Lourel e autarca da Junta de Freguesia de Santa Maria e São Miguel de Sintra.
Outro exemplo de sucesso é o de Manuel Admar Rosário, natural de Anreade, que para aqui veio ainda jovem como aprendiz da construção civil, tendo subido a pulso na vida. Constituiu várias empresas, que já chegaram a empregar mais de 200 pessoas. Actualmente é dono de quatro, ligadas à caixilharia de alumínios, vidros, construção civil e exploração de bombas de gasolina, que dão trabalho a cerca de 60 pessoas. É uma figura prestigiada e respeitada, que muito tem feito pela comunidade e pelos resendenses que aqui vivem. Em Anreade, é proprietário de uma quinta, que adquiriu para manter viva a ligação às origens. O seu amor a Resende não pede meças.
*Apontamento publicado no Jornal de Resende, número de Junho de 2010