segunda-feira, maio 10, 2010

"Amigos de S. Cristóvão" organizou III Passeio de Moto 4/2

















Decorreu no sábado, dia 8 de Maio, o III Passeio de Moto 4/2, organizado pela Associação dos Amigos de S. Cristóvão. A freguesia de Felgueiras e a encosta serrana de Montemuro e Meadas tiveram a animação de 52 aficionados destes veículos, que fizeram ecoar pela zona um barulho inusitado pelo roncar dos seus motores e emprestaram um colorido diferente à pacatez das aldeias circundantes.
A concentração começou logo pelas 09h00. Os interessados, vestidos a rigor, com impermeáveis contra a chuva e lamas, foram-se apresentando, a partir desta hora, nas motos 4/2. É de referir que algumas foram transportadas em cima de camionetas ou jipes. Pelas 09h30, teve início o pequeno almoço. Quem o desejasse poderia ir tirando umas lascas de um presunto, que estava mesmo a jeito no meio de uma mesa, ou provar uma deliciosa bola, tudo arrematado com um cálice de Porto. Pelas 10h30, era dado o sinal de partida para o primeiro percurso, que passou por Felgueiras, Cotelo, Panchorra, Panchorrinha, Mareares, S. Cipriano, Canizes e Beirós, terminando no campo de futebol da sede da freguesia. Os últimos participantes chegaram por volta das 13h30, acompanhados de bastante chuva. Esperava-os uma saborosa e retemperadora feijoada. Pelas 15h00, em tarde chuvosa, iniciou-se o segundo percurso, que passou por S. Cristóvão, Barraca, serra das Meadas, Fazamões, Moumiz, Forjães e Felgueiras. Por volta das 18h30, davam entrada, no campo de futebol, as últimas máquinas. Aos participantes esperava-os um porco no espeto e um caldo verde bem quente.
Foi um dia bem passado, de grande confraternização entre todos os participantes deste III Passeio, a maioria dos quais oriundos do concelho de Resende.
Convém referir, como próximas realizações da entidade organizadora deste evento, que a Associação dos Amigos de S. Cristóvão irá prestar, no próximo dia 29 de Maio, uma homenagem a Acácio de Almeida, autor da letra e música do hino da Associação, recentemente falecido, sendo celebrada uma missa, seguida de uma romagem ao cemitério. No mês seguinte, no dia 29 de Junho, terá lugar um mini-torneio de futebol entre as escolinhas de infantis desta Associação e do Grupo Desportivo de Resende.