terça-feira, fevereiro 09, 2010

Montaria em Paus organizada pela Associação de Caçadores das Quelhas/Barrô

















Os javalis, com poiso habitual na área à volta de Fazamões, Origo, Moumiz, Forjães e Barraca estiveram na mira de uma montaria organizada pela Associação de Caçadores das Quelhas/Barrô, no passado sábado. Cento e doze monteiros e sete matilhas (cerca de 240 cães, devidamente treinados e preparados) estiveram em "pé de guerra" nesta vasta encosta, com resultados muito positivos, já que foram abatidas nove reses. As "hostilidades" tiveram início às 12h30, tendo terminado às 15h30.
A organização, preparação das operações e outras formalidades tiveram lugar na sede da Associação de Caçadores (uma antiga escola primária), próxima da igreja matriz de Barrô, das 08h00 às 11h30.
Os bichos foram leiloados após um jantar retemperador, tendo os preços dos mesmos oscilado entre os 120 e 225 euros.
Havia caçadores do concelho, mas a maioria era proveniente de Lamego, Régua, Castro Daire, Cinfães e região da Grande Porto. Refira-se que o preços das inscrições foi de 30 euros para os sócios, 40 euros para residentes das áreas geridas pela Associação de Caçadores e de 40 euros para os restantes. Mas as despesas foram muitas: serviço de duas refeições, pagamento de 7 matilhas (com o custo de 300 euros para cada uma delas), licenças...
Desta grande jornada será dado conta no próximo número do Jornal de Resende.