segunda-feira, fevereiro 15, 2010

Carnaval em Paus

















Não teve a presença de vedetas brasileiras nem artistas de telenovelas. Não teve apoios institucionais nem patrocínios. Não organizou um programa de ensaios, para que nada falhasse.
Ligado ao rancho de Paus, foi constituído um grupo de voluntários, angariador de fundos, que esteve no "terreno" desde os inícios de Janeiro. Foram bem recebidos, conseguindo verbas para contratar um animador musical e para oferecer um lanche à população. De resto, os verdadeiros artistas foram os participantes e os fautores das quadras dos testamentos do compadre e da comadre. Pela sua genuinidade, espera-se que esta iniciativa cresça para contrabalançar com as "mesclas plastificadas" e sem raízes nas tradições do concelho.
Ainda tenho bem presente um Carnaval da minha infância em Paus, em que uma comadre percorreu a freguesia num carro de vacas, invectivando, descobrindo carecas ou dirigindo verrinosas críticas a quem se foi pondo a jeito. "Cus novos" eram frequentes e até obrigatórios. Bailes abundavam por Fazamões e Córdova.
O tempo, ontem, estave frio. Mas a animação foi muita. Às 14h15, um grupo começou a percorrer algumas aldeias da freguesia numa camioneta de caixa aberta, a recordar e a animar a malta, "puxando-os"para a trupe. Por volta das 15h00, iniciava-se o cortejo, a partir dos Carvalhos rumo à sede do rancho, cada qual primando com o melhor traje, adereços e máscaras. A primeira a comparecer veio do Hospital, desempenhando o papel de uma jovem mãe, com um bebé postado num carrinho e já "prenhe" de outro (o Abílio é sempre um grande folgazão!). Mas a grande vedeta, vestida a preceito e muito luxuriosa, foi a noiva. Não faltaram pretendentes ao Rogério...
Às 15h30, deu-se início ao convívio, com o animador e artista convidado, Helder Mariano. O número de participantes superou as 250 pessoas, tendo comparecido gente das freguesias vizinhas (Felgueiras, S. João de Fontoura e S. Martinho de Mouros).























Para os poder ler clique nos dois cartazes da esquerda (testamento do compadre) e nos dois cartazes da direita (testamento da comadre)
Às 17h15, foram lidos os testamentos da comadre e do compadre, que despertaram muito interesse e desencadearam muitas gargalhadas. Muitos foram os visados nas suas críticas, mas ninguém levou a mal. O que todos querem é cada vez mais criatividade. O que não é fácil, pois os versos andam à volta de factos e gente da terra, não estando ninguém imune.
Momento alto foi a queima da comadre e do compadre, cujo início propagador do fogo teve lugar nas "partes baixas".
Seguidamente, teve lugar um lauto lanche. Ninguém precisou de jantar. E ainda cresceu muita comida. Depois, veio mais música. E muitos cus novos, como antigamente. Por volta das 20h00, terminou este Carnaval.
Como se diz em Paus, foi uma festa bonita, cujos organizadores estão de parabéns.