quinta-feira, janeiro 14, 2010

Casa de Resende em Sintra organizou encontro de coros para cantar os Reis















O encontro decorreu, no passado dia 9 de Janeiro, na sede do Sporting Clube de Lourel, próximo de Sintra e constituiu uma maneira diferente para desejar aos presentes um Feliz Ano através da música e cantares, muitos dos quais alusivos aos Reis Magos.
A sessão começou cerca das 21h00, com palavras de boas vindas por parte de Rita Botelho, a principal dinamizadora deste evento, e de Joaquim Pinto aos 10 grupos participantes e ao numeroso público presente. O coro anfitrião iniciou a actuação com três canções, entre as quais o hino da Casa de Resende, sob a direcção do maestro Paulo Taful, tendo contado também com a participação de Hugo Janota no órgão e de David Botelho e Luís Rosário na viola. Seguidamente, subiu ao palco cada um dos restantes 9 grupos, cabendo a cada um deles executar uma canção.
Por volta das 22h45, teve lugar uma acção plena de simbolismo, que consistiu no acendimento de uma vela pelo representante de cada um dos grupos, tendo sido recordados alguns significados associados à respectivas chama: paz, esperança, sabedoria, serenidade, confiança e beleza. Após esta cerimónia, todos os grupos foram chamados ao palco para cantarem o Hino da Alegria, dando-se assim por encerrada a actuação dos coros.
Para variar e num outro registo, os presentes puderam assistir seguidamente, durante meia hora, à execução de danças de salão por dois pares de exímios dançarinos, mestres de uma associação cultural vizinha.
A noite terminou com uma ceia, ofertada pela Casa de Resende, que incluiu um delicioso bacalhau com natas, sopa, bebidas e sobremesas, a que se juntou, em clima de partilha, uma grande quantidade e variedade de comes e bebes, trazidos pelos diversos grupos. Este momento implicou o trabalho de muitas pessoas da associação anfitriã, que deverá ser devidamente reconhecido, pois estava em causa um serviço de atendimento a mais de quatrocentas pessoas, tendo tudo decorrido organizadamente.
Todos os responsáveis das associações presentes manifestaram a sua satisfação por esta iniciativa e pelo modo como decorreu.
Após o repasto, o ambiente não esmoreceu, terminando o programa com um baile à moda antiga.
Este evento será objecto de uma reportagem no número de Janeiro do Jornal de Resende.

Clique nas imagens para ampliar.