domingo, novembro 01, 2009

Viva a castanha

É urgente que as castanhas voltem às nossas mesas. É urgente replantar as nossas encostas de castanheiros. Cá em casa, irá ser confeccionado semanalmente um prato, sopa ou sobremesa à base de castanhas. As receitas serão retiradas de um livrinho A Castanha na Cozinha Portuguesa (1995), uma recolha feita pelos alunos da Escola Infante D. Henrique (Repeses/Viseu), actualmente Agrupamento de Escolas.
Enquanto arte culinária, onde os homens são indispensáveis, a confecção destas refeições estará a meu cargo. Eis a primeira receita.Arroz de castanhas
80g de manteiga
1 cebola picada
100g de linguiça
0,5Kg de castanhas
400g de arroz
sal q.b.
7dl de água a ferver

Golpeie as castanhas e ponha-as a cozer em água, deixando-as ferver até poder retirar-lhes a casca e a pele interior (verifique experimentando uma). Também pode fritar as castanhas depois de golpeadas e tirar-lhes em seguida as peles. Num tacho, leve a refogar, em lume brando, a cebola finalmente picada nos 80g de margarina, mas não deixe alourar. Quando estiver só meio refogado, junte a linguiça cortada em pedacinhos de 1,5cm de comprimento e as castanhas. Continue a refogar, mexendo de vez em quando, com colher de pau até a cebola começar a querer alourar. Junte-lhes então o arroz; mexa 1 minuto e adicione 7 dl de água a ferver. Tape e deixe levantar fervura; tempere de sal e leve ao forno, tapado 15 minutos exactos. Retire do forno e deixe 2 minutos a "abrir", ou seja, espere que coza melhor. Depois misture-lhes a salsa picada, mexendo com cuidado com um garfo e sirva-o decorado com raminhos de salsa ou de alecrim. Este arroz serve para acompanhar qualquer prato de carne ou criação.Nota: Em vez de linguiça, utilizei um salpicão trazido de Paus, que intensificou os sabores. Como acompanhamento, grelhei ainda umas espetadas de peixe, que combinou muito bem. Como bebida, um Esteva tinto 2007 (muito bom e com preço em conta).