segunda-feira, agosto 24, 2009

Sessão no Auditório Municipal em honra de D. Manuel Linda

Foi um (futuro) bispo sereno, sorridente e transmissor de confiança que se deu a conhecer e foi acolhido no passado sábado à noite no Auditório Municipal de Resende. Significativamente, viria a confessar que escolheu como lema/divisa do seu episcopado as palavras de S. Paulo “Spe Gaudentes”, isto é, “alegres na esperança”. De facto, é incongruente o estado de angústia em cristãos e muito menos em freiras, padres e bispos. Quem crê ser salvo na esperança tem de ser feliz já neste mundo por esperar ( e não por esperar ser feliz).
A sessão foi iniciada da melhor maneira com a actuação de três interpretações pela tocata do Rancho de Paus. Seguiu-se a conferência (notável) do Cónego João António Teixeira (“O Bispo na Vida e na História da Igreja”), que pela sua densidade e pontos focados é difícil resumir. Eis algumas notas, que ressalto ao sabor da minha sensibilidade: i) etimologicamente, bispo (do grego) significa condutor, inspector, vigilante; ii) os bispos são os continuadores dos apóstolos (enviados) que testemunharam a ressurreição e “todas coisas” do percurso de Cristo; iii) o bispo é pastor, à semelhança de Jesus (o Bom/o Belo Pastor) que dá a vida; iv) e pregador cujo discurso deve emanar do Evangelho, que aponta para a mudança de comportamentos (insistir exclusivamente na alteração das estruturas poderá ser ineficaz); v) o importante é “produzir” discípulos, porque ouvem e acompanham os mestres, e não alunos (que ouvem e pouco mais); vi) os ministérios da Igreja pretendem configurar serviços e não poder; vii) o bispo deve ser o provedor dos mais pobres (os preteridos deste mundo foram os preferidos de Cristo); viii) a verdade é suave e forte; ix) A partir de convicções é possível convencer (vencer com); x) há um 8.º pecado mortal: a indiferença; xi) o bispo deve ser o promotor da Esperança (ao encontro da divisa que D. Manuel Linda anunciaria).
D. Manuel Linda afirmou num curto improviso sentir orgulho por ter nascido no concelho de Resende. “A minha ligação a Resende é genética. A formação mais importante, que mais me influenciou, foi recebida em Moumiz e aqui no Seminário de Resende. Trago o nosso concelho comigo. Nota-se pelo timbre da voz e pelo sibilar da pronúncia, que nunca fiz por alterar. É a voz de Resende, é a minha certidão de identidade", referiu. Agradeceu a homenagem, tendo afirmado nada ter feito de relevante para a merecer. Confidenciou ainda que as mensagens mais carinhosas lhe chegaram dos conterrâneos, que o acompanharão agora nas suas novas funções. “Continuarei próximo de vós, pois um bispo não é um desterrado”, disse a concluir.
O Presidente da Câmara, António Borges, proferiu umas breves palavras no final, manifestando a grande alegria e orgulho dos resendenses pela "ascensão de um dos seus filhos a um dos altos cargos da hierarquia da Igreja Católica com a qual a grande maioria das nossas gentes se identifica assim como com os seus valores. Este é um momento de grande privilégio para a comunidade de Resende, que não pode passar despercebido".
Dulce Pereira, Vereadora da Cultura, prometeu a D. Manuel Linda a deslocação de muitas resendenses a Vila Real no próximo dia 20 de Setembro, dia da sua ordenação episcopal.
Está de parabéns o Padre Loureiro, pároco de Paus, grande obreiro desta iniciativa, que se manteve discretamente à frente da assistência.