terça-feira, agosto 25, 2009

Missa Campal em Paus com a presença de D. Manuel Linda
















No vale encantado de Paus, foram 20 os concelebrantes da Missa, presidida por D. Jacinto Botelho, Bispo de Lamego, que contou com a presença do Vigário Geral desta diocese, do Reitor da Igreja de Santo António dos Portugueses em Roma, de cinco dos seis padres naturais de Paus, da quase totalidade dos párocos do Arciprestado de Resende e de vários padres da diocese de Vila Real. A celebração teve lugar na tarde (com início pelas 17 h00) do passado domingo, tendo sido abrilhantada por um coro, regido pelo “maestro” Padre Tomás Borges, cujos 15 elementos se prepararam devidamente ao longo de cerca de um mês com dois ensaios semanais.

O pároco de Paus, Padre António Loureiro, fez um belo enquadramento da cerimónia como tributo de alegria, de gratidão, de reconhecimento e de acção de graças pela elevação de D. Manuel Linda ao episcopado. “Na senda de outras pessoas desta freguesia que se distinguiram em várias áreas do saber e de outros domínios, a Igreja é agora bafejada com um bispo natural de S. Pedro de Paus, terra que tem constituído um alfobre de padres”, referiu. E dirigindo-se, emocionado, para o futuro bispo, disse a dado passo: “Aqui tem a sua terra, a terra que o viu nascer, palpitante de incontida alegria e orgulho”.

Na homilia, D. Jacinto Botelho referiu que não podia faltar a esta celebração, “pois liga-me ao Padre Manuel Linda uma grande amizade, que vem de longe e que nunca esmoreceu”. Esta confissão emocionou deveras o Padre Manuel Linda. ( Este haveria de enaltecer, aquando da sua intervenção no final das cerimónias, a amizade mútua e a cumplicidade que se começou a cimentar no Seminário de Lamego, quando D. Jacinto foi aqui seu professor e formador. Mais tarde, teria ocasião de o convidar para dar algumas aulas no Seminário de Vila Real. E como os caminhos se cruzam muitas vezes na vida, o Padre Manuel Linda haveria ainda de confidenciar que iria habitar o mesmo quarto que D. Jacinto ocupou enquanto também Bispo Auxiliar de Braga).

O P. Tomás Borges, enquanto padre natural de Paus, pediu autorização a D. Jacinto para usar da palavra, tendo dirigido uma saudação especial ao Padre Manuel Linda, tendo-lhe solicitado que, após a sua ordenação episcopal, venha à paróquia que o viu nascer para aqui celebrar uma missa na qualidade de bispo.

Coube a D. Manuel Linda encerrar a cerimónia, tendo dirigido palavras de agradecimento ao Bispo de Lamego, Vigário Geral, P. Loureiro, restantes sacerdotes, presidente da CMR, vereação, presidentes de junta de freguesia e população. Confessou estar invadido por três sentimentos perante a manifestação de afecto de que foi objecto: i) confundido; ii) agradecido; e iii) impulsionado. Afirmou que era sua intenção concelebrar uma missa na igreja onde foi baptizado e nada mais. Confidenciou o quanto lhe custou aceitar a nomeação para o episcopado, tendo referido que chegou a pedir aos “sondadores” para que desistissem do intento e solicitado ainda ao Núncio Apostólico mais tempo para reflectir, o que não lhe foi concedido. Afirmou que preferia continuar a exercer as mesmas funções, fazendo aquilo que gosta. Terminou, agradecendo a oferta do anel em oiro maciço por parte da paróquia de Paus e da Câmara Municipal.

Refira-se que o programa de homenagem ao novo Bispo Auxiliar de Braga (de sábado e domingo) partiu da iniciativa do Padre António Loureiro, pároco de Paus, tendo sido desenvolvido em parceria com a Câmara Municipal de Resende que o apoiou e comparticipou financeiramente, assim como a Junta de Freguesia de Paus. Contou também com o dinamismo de várias pessoas, entre as quais Liseta Cardoso (que elaborou para o efeito um bonito caderno de cânticos, com o currículo do homenageado) e António Branquinho.

Em tarde amena, foi bonita a festa, tendo contribuído para reforçar os laços de identidade dos habitantes de Paus e do concelho.