terça-feira, agosto 11, 2009

II Percurso pedestre d’ “Os Amigos de S. Cristóvão”

Teve lugar no passado sábado o 2.º percurso pedestre, organizado pela Associação Amigos de S. Cristóvão. O encontro dos participantes ocorreu no campo de futebol de Felgueiras, onde teve início a caminhada por volta das 10h00. Cerca de 70 pessoas (residentes ou naturais de Felgueiras e de outras freguesias como Anreade, Resende, S. João de Fontoura, Paus, S. Martinho de Mouros e Panchorra) aderiram a esta caminhada, cujo itinerário incluiu antigas vias de passagem de carros de bois (Igreja, Jogo das Bouças, Cabanas, Zoomartinho, Ribeiro do Barco e Ribeiro da Ponte), com uma visita a Beirós. Numa das eiras desta aldeia, razoavelmente conservada, estava reservada uma agradável surpresa aos caminhantes: uma malha tradicional de centeio com manguais e uma mostra da artes domésticas (com mulheres a fiarem lã e a fazerem meia). A meio do percurso, em local de vistas soberbas sobre Felgueiras e as serras das Meadas e do Marão, teve lugar um agradável piquenique.
A organização pôs grande esmero no traçado e limpeza dos itinerários, com as silvas, fetos e giestas impecavelmente cortados.
Cerca das 13h00, esperava-nos uma grande churrascada e uma tarde de convívio nas instalações do campo de futebol, onde pudemos contar com a simpática presença de Tiago César Rodrigues Coelho para quem reverteu o montante das inscrições no valor de 10 euros.
Refira-se que este jovem nasceu em 19-06-1992. Como jogador juvenil do Grupo Desportivo de Resende sofreu um acidente grave contra o S. João da Pesqueira, em 04-04-2009. Nesse mesmo dia, foi observado no SAP de Resende e seguiu para o hospital de Penafiel. Foi transferido depois para o hospital de S. João, onde foi operado. Em 6 de Maio, foi transferido para o hospital de Lamego, onde permaneceu até dia 18 desse mês, tendo seguido nesta data para o Centro de Reabilitação Rovisco Pais da Tocha, próximo de Mira/Figueira da Foz. Felizmente, teve alta em 5 de Agosto, encontrando-se já em casa com a família. Presentemente, desloca-se diariamente a Marco de Canaveses para tratamento em clínica especializada de fisioterapia. Encontra-se a recuperar bem (já fala pelos cotovelos, afirma com convicção o seu benfiquismo, anda amparado em muletas e come de forma quase autónoma). A sua família merece um apreço especial pelo apoio que lhe tem prestado (a sua mãe esteve sempre com ele nos hospitais por onde passou) assim como um núcleo de pessoas ligadas ao GDR, entre as quais se destaca o Sr. Coelho.