terça-feira, agosto 18, 2009

Diário de férias (5)

O nosso concelho tem a vantagem de ter serra e de ter rio (Douro). Quando venho de Coimbra, muitas vezes paro em S. Cristóvão e fico sempre deslumbrado pela visão que este miradouro nos oferece. Numa das vindas de Campo Benfeito /Festival Altitudes, aí parámos cerca da meia noite. A Filipa deitou-se virada para o céu e foi difícil arrancá-la de lá. A vantagem das alturas é termos o céu por perto e a imensidão das estrelas mais à mão.
Grande parte do dia de hoje foi passado à volta da serra do Montemuro. O almoço foi na Gralheira com toda a família. O Zé Tomás tem sempre muito gosto em pagar um almoço n’ “O Moinho Velho” e nós, como bons irmãos, não podemos desiludi-lo. Lamento ter visto na passagem pela Panchorra, junto do campo de futebol, um tractor a despejar entulhos (os empresários da construção civil e donos de obras sabem quais os procedimentos a tomar, onde deitar os lixos?).
A tarde foi passada no parque fluvial da Ponte da Lagariça, com muita afluência. Água límpida, um moinho ainda a trabalhar, muitos choupos e amieiros, ovelhas a pastar…