domingo, agosto 09, 2009

Diário de férias (3)

Ontem, subi mais uma vez a Campo Benfeito para assistir à inauguração da 12.ª edição do Festival Altitudes. A peça de teatro “Presos por uma Corrente de Ar”, apresentada pelo grupo anfitrião, teve lugar junto ao café da aldeia. Numerosa assistência, muitos “nativos”. Uma “fauna” que já se habituou a integrar este acontecimento nas suas férias.
A peça inaugural não poderia ser mais actual e procura satirizar a realidade que ocorre em algumas autarquias do país, mais concretamente das “obras” que é necessário inaugurar à medida que a data das eleições se aproxima. Imaginem um largo no meio da aldeia. Uma banda filarmónica e um Presidente que quer lançar a 1.ª pedra de uma grande obra. Imaginem quatro personagens, quatro presos a cumprir a pena em serviço comunitário, com o objectivo principal de “erguer” uma escultura “magnifique”. Imaginem agora um “deslize” no orçamento e uma necessidade urgente de terminar e apresentar a obra aos cidadãos, que afinal se encontam no largo para isso mesmo…
Lá para a meia-noite foi o êxtase com “Aduf” (Adufmúsica), um projecto de música tradicional portuguesa, enriquecido harmoniosamente por ritmos árabes, africanos, flamengos e celtas, veiculados pelos sons de três adufes gigantes, guitarra, vibrafone, trompete, gaita de foles, flauta, teclados e a admirável voz da cantora espanhola Maria Berasarte.