segunda-feira, julho 20, 2009

Rancho de Paus brilha em Ançã

O Rancho de Paus foi a vedeta do Festival de Folclore, organizado pelo Grupo Típico de Ançã, que ontem teve lugar nesta vila, pertencente ao concelho de Cantanhede, a poucos quilómetros de Coimbra. As várias danças e cantares, com destaque para a célebre Chula de Paus, e a actuação inimitável da mascote do grupo (o pequeno Luís), que estava imparável, entusiasmaram a numerosa assistência e levaram o apresentador de serviço a tecer vários elogios à actuação do nosso rancho.
A saída de Paus, pelas 9h00, e a longa viagem até Ançã valeram a pena. Às 12h30, esperavam-no um simpático almoço no Lar do Centro Paroquial. Às 15h00, teve lugar uma visita ao museu etnográfico do grupo anfitrião e à vila, seguido de um pequeno intervalo. Às 16hoo, realizou-se um desfile ao longo das várias ruas da vila, que se apresentavam devidamente engalanadas. Às 16h45, teve lugar a recepção aos vários grupos e a entrega de prendas. E às 17h00, teve início o festival, que ocorreu no Largo do Terreiro, um local cheio de sombra, rodeado de plátanos.
A ordem de apresentação dos grupos foi a seguinte: i) Grupo Típico de Ançã; ii) Rancho Folclórico "Os Camponeses de Santana do Mato" (Alto Alentejo); iii) Rancho Folclórico de Fânzeres (Douro Litoral); iv) Rancho Folclórico e Etnográfico de S. Pedro de Paus -Resende; e v)Rancho Folclórico de Santa Marta de Portuzelo (Viana do Castelo-Minho).
O presidente da Direcção do Rancho anfitrião, Padre Manuel de Jesus, merece uma referência especial pelo seu dinamismo na vida cultural e social local. É pároco de várias freguesias. É o presidente do Centro Paroquial Social de Solidariedade Social de Ançã e do Centro Social Paroquial de S. João do Campo. Já foi o ensaiador do Grupo Típico de Ançã, sendo ainda exímio dançarino. Reformou-se há pouco de professor de história.
Este festival de folclore insere-se na Semana Cultural de Ançã, que começou na passada sexta-feira, dia 17 de Julho, prolongando-se até 26 de Julho, e que integra o programa das festas de S. Tomé, de muita devoção na terra.
Tal como acima foi referido, o rancho de Paus foi o mais aplaudido, tendo sido logo destacado na apresentação pela original chula e como sendo proveniente do concelho de Resende, "terra da incomparável cereja".
Acresce referir, por último, que Ançã é muito conhecida, entre outros motivos, pelo pão, o célebre bolo de Ança e pela pedra. O delicioso bolo de Ançã, de que sou um fervoroso consumidor, é de confecção simples, à base de ovos, farinha de trigo, açúcar, manteiga e canela, sendo amassado manualmente e cozido em forno de lenha da região. No fim do festival, foi servido um bolo gigante a todos os presentes. Por sua vez, a pedra, de que tantos escultores se têm servido, é uma pedra calcária, de cor clara, entre o amarelado e o branco azulado, sem veios e muito macia, o que facilita o corte e o trabalho.
Nota: O rancho de Paus teve duas saídas no passado fim de semana. No sábado, dia 18, deslocou-se a Mangualde, onde teve uma actuação de luxo.